As semelhanças entre Bolsonaro e Zé do Pátio
Apesar de em muitos casos terem posições políticas diferentes, o comportamento do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) é muito semelhante ao do prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio (SD).
O Folha Regional analisou o comportamento de ambos na carreira política e constatou de antagônicos, Pátio e Bolsonaro não têm nada, muito pelo contrário, são parecidos e muito. Tanto é verdade que muitos dos eleitores que votaram em Pátio votou também em Bolsonaro, não pelo discurso do presidente, na maioria dos casos e sim pelo apelo popular que queira ou não queira Pátio e Bolsonaro têm.
Uma das semelhanças mais latentes entre os dois está no fato da admiração de ambos pelo exército brasileiro , tanto Pátio como Bolsonaro foram militares e adoram falar a linguagem militar e até costumam trazer milatares ou ex-milatares para cargos estratégicos em seus governos.
Pátio, assim como Bolsonaro, foi buscar dois nomes que são ligados ao exército brasileiro para compor o seu secretariado como é o caso do capitão reformado Argemiro Ferreira que comanda a Coder e do jovem Marcus Vinícius das Neves, que é militar e foi chefe do setor de Recursos Humanos do 18º Grupo de Artilharia e Campanha de Rondonópolis.
Argemiro é bolsonarista assumido e chegou a ser contemporâneo do presidente no exército. Ambos chegaram a patente de capitão.
Os dois em seus discursos adoram exaltar os Estados Unidos, tanto Pátio como Bolsonato não disfarçam a admiração que tem pelos norte-americanos.
Outra semelhança é que ambos construíram as suas carreiras na política no parlamento e com posições polêmicas. Tanto Pátio como Bolsonaro, nunca foram parlamentares de muitos projetos, mas sim de discursos inflamados e críticas aos poderes.
Pátio tem orgulho em dizer que quando deputado nunca foi governista e sempre opositor, e sem qualquer tipo de denúncia em envolvimentos nos escândalos da Assembleia.
Bolsonaro seguia na mesma linha como deputado, sempre oposição e com o discurso da ética na política.
Como são de origens parlamentares, os dois tem a mania de tomar posições radicais e impopulares nas entrevistas e em muitas vezes acabam voltando atrás.
Os dois sempre que criticados adoram cutucar a imprensa e dizer em muitos momento que essa ou aquela crítica é apenas intriga de veículos que não receberam publicidade governamental.
Tanto Pátio como Bolsonaro são cativantes com o povo e conquistam seguidores nas redes sociais. Vale destacar que os Bolsominions e os Kamikazes de Pàtio, parecem que são treinados de forma exaustiva em suas defesas e jamais perdem uma boa discussão.
Nas campanhas os dois também andam juntos, Pátio e Bolsonaro tem fama de pão duro durantes as disputas eleitorais. Os dois costuma fazer campanhas franciscanas, gastando o mínimo possível.
Outra semelhança sãos os discursos, ambos quando falam, fazem questão de nomear que são seus adversários e elegem seus inimigos. `Pátio e Bolsonaro fazem questão de dividir a opinião pública e provocar que eles consideram seus inimigos.