33.7 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Nininho afirma que vai acabar com cartel da carne em Mato Grosso

“Vamos investigar esse verdadeiro cartel que está formado aqui no nosso Estado. Não podemos admitir que essas empresas peguem dinheiro nosso, venham aqui em Mato Grosso, fechem 20 plantas frigoríficas e não aconteça nada com elas!”, disparou Nininho.

O primeiro-secretário AL/MT, deputado Ondanir Bortolini (PR), Nininho, voltou a afirmar que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos, que será instalada esta semana na Casa, será uma verdadeira “caça às bruxas”, pois, segundo ele, a corrupção no segmento da carne em Mato Grosso é absurda e inadmissível.

“Vamos investigar esse verdadeiro cartel que está formado aqui no nosso Estado. Não podemos admitir que essas empresas peguem dinheiro nosso, venham aqui em Mato Grosso, fechem 20 plantas frigoríficas e não aconteça nada com elas”, disparou Nininho.

A CPI irá investigar as ações ilegais, de algumas empresas em Mato Grosso, que estão prejudicando os pecuaristas, além de demitir cerca de oito mil trabalhadores.

Ainda segundo Nininho, os frigoríficos praticam um preço desvalorizado da arroba do boi. “A desvalorização da carne mato-grossense é um reflexo de uma atividade ilícita chamada monopólio. Com o fechamento dessas 20 plantas frigoríficas, fica quase impossível para o produtor ter competitividade na hora de vender seu boi. Hoje, o valor da arroba está inferior em mais de 15% se comparado a outros estados como São Paulo, um tempo atrás essa diferença não passava de 8%”, afirmou.

“Queremos um equilíbrio que fique bom para produtores, frigoríficos e sociedade em geral, empregando mais pais de famílias e não causando desemprego como está acontecendo agora”, reforçou Nininho.

A CPI vai abordar também o recebimento, por parte das empresas, de incentivos fiscais e financiamentos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). Será investigado, também, o atendimento das obrigações impostas nos termos de compromisso firmados pelas empresas com o poder público para estes financiamentos e incentivos fiscais, como por exemplo, a responsabilidade social dessas empresas. Segundo pesquisas realizadas para a instalação da CPI, as empresas receberam incentivos federais, estaduais e municipais para investir em Mato Grosso. A CPI ainda irá buscar informações, juntos às prefeituras, para saber quais benefícios foram dados às empresas para que em troca gerassem emprego, renda e crescimento econômico para os municípios.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO