PANORAMA POLÍTICO

Panorama Político – 25/08/2019

Janaína quer aproximar Pátio de Thiago

A deputada Janaína Riva (MDB) pode ser o fato decisivo junto a sigla, para que o partido se junte definitivamente ao prefeito Zé Carlos do Pátio no projeto de reeleição do atual gestor. A deputada que é casada com o empresário Diógenes de Abreu Fagundes, tem aberto conversações com lideranças do partido sobre Rondonópolis. Janaína, na realidade, quer apaziguar, o clima de Fla-Flu, entre o prefeito Zé do Pátio e o deputado Thiago Silva, que chegou a colocar o nome como pré-candidato da sigla, nas eleições do ano que vem. Para convencer Thiago, a não ir contra Pátio e manter o MDB, dentro do arco de alianças com Pátio, a deputada acionou o cacique número 1 do partido, o deputado federal Carlos Bezerra; que deve organizar uma reunião entre o prefeito e o deputado estadual no intuito de aparar as arestas.


Direita pode tirar proveito de racha

Uma possível candidatura de Thiago em um confronto com Pátio, pode ajudar uma candidatura mais ligada ao setor de direita, pois tanto Pátio como Thiago tem um eleitorado parecido e mais ligados as forças de direita, uma briga entre os dois poderia abrir espaço para um nome do PSL, por exemplo. A sigla do presidente Bolsonaro, conta com pelo menos dois nomes para disputar em Rondonópolis, um deles é do empresário Michel Pagno, que é jovem e pode surgir como o novo, o outro nome seria o deputado estadual Claudinei, que tem a seu favor o volume de votos conquistados no processo eleitoral do ano passado, quando foi a grande surpresa daquela eleição, sendo o mais votado em Rondonópolis.


Grupos também se articulam

O empresário Claudio Paisagista tem afirmado aos mais próximos que não vai abrir mão da disputa. Ele que é filiado ao DC está trabalhando para formar uma chapa de vereadores em condições de conquistar cadeiras. No DC, o empresário tem se espelhado no prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli considerado um dos mais populares do Brasil.


PV aposta em Bertoni

O ex-vereador Márcio Bertoni é a principal aposta do PV, que pretende lançar nome próprio no processo eleitoral do ano que vem. A sigla, que jamais disputou uma eleição majoritária em Rondonópolis confia no perfil político de Bertoni e no advogado Carlos Naves, que se apresenta como uma espécie de estrategista da campanha.


Ubaldo vai com Cidadania

O vice-prefeito Ubaldo Tolentino de Barros é outro que não abre mão de entrar na disputa. Ubaldo tem como partido o Cidadania, o antigo PPS, sigla que o ex-prefeito Percival Muniz liderou por quase 20 anos. No Cidadania, o vice-prefeito aposta em lives na Internet e em uma chapa forte com candidatos ao cargo de vereador.


Thiago Muniz e projeto em conjunto

O vereador Thiago Muniz atua em uma proposta de união com o PSD e MDB para disputar o processo eleitoral do ano que vem. Filiado ao DEM, o vereador conta com o possível apoio de Ibrahim Zaher e de Thiago Silva. Muniz aposta também em pesquisas para definir o candidato, caso um dos três esteja melhor na sondagem será o candidato. No DEM, o vereador tem carta branca para entrar na disputa dada pelo senador Jayme Campos. Thiago também tem a seu favor o espólio político do ex-prefeito Percival Muniz, que não vai disputar mais eleições.


Zaeli e o PSDB fora do governo

Os tucanos também apostam em um vereador. A sigla lançou Rodrigo da Zaeli como pré-candidato à sucessão de Pátio, após a sigla anunciar o rompimento com o prefeito entregando os cargos que ocupam dentro da gestão. Zaeli, apesar de ser pré-candidato, tem negado a fazer oposição radical ao prefeito.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo