GERAL

Duas ações da Secretaria de Cultura foram realizadas no final de semana

Mais de 100 pessoas, entre agentes culturais e pessoas interessadas em viabilizar algum projeto cultural, participaram da Oficina de Elaboração de Projetos Culturais realizada no final da semana, no Centro Cultural José Sobrinho. A oficina foi ofertada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, e teve como facilitadora Tania Mara Arantes Figueira, membro do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso.

As inscrições foram feitas na Secretaria de Cultura e no Centro Cultural. O gerente do Centro Cultural, Maurilio Fagundes, comenta que houve procura pela oficina até mesmo no momento do início do curso, atingindo as expectativas de público.

Durante o curso, os participantes da oficina puderam conhecer as etapas da elaboração de projetos culturais, as formas de avaliação e também conhecer melhor como regem as normas do edital PROAC 2014.

A jovem Cristal Lacerda participou pela primeira vez de uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais e, segundo ela, procurou a oficina porque pretende entrar no ramo de eventos que explore músicas alternativas.

Rubens Carlos Corrêa é DJ e também participa pela primeira vez. De acordo com ele, a busca pela oficina foi fruto da parceria com outro colega do mesmo segmento, e ambos têm como ideia trabalhar a fusão da música eletrônica com o jazz, além de divulgar o trabalho de outros compositores do Estado.

Segundo o Secretário de Cultura do Município, Luciano Carneiro Alves, é a primeira etapa de muitas que virão. A Oficina de Elaboração de Projetos Culturais também é um incentivo para que os interessados em inscrever projetos no Programa de Apoio à Cultura – PROAC 2014, tenham mais autonomia e aprendam os métodos necessários de elaboração.

Sobre o PROAC 2014 – O edital PROAC 2014 procedente do Fundo Estadual de Fomento à Cultura do Estado de Mato Grosso é destinado a proporcionar suporte financeiro à administração estadual das políticas de cultura e a apoiar projetos culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, com a finalidade de estimular e fomentar a produção artístico-cultural do Estado de Mato Grosso. O edital segue aberto até o dia 14 de fevereiro.

Fórum Permanente de Cultura

No sábado, dia 25, mais uma ação da Secult foi realizada. O Fórum Permanente de Cultura, da região Sudeste de Mato Grosso, aconteceu em Pedra Preta e reuniu agentes, artistas e secretários para discutirem as políticas culturais na região.

Participaram do Fórum representantes de Rondonópolis, Guiratinga, Campo Verde, Primavera do Leste, Poxoréu, Juscimeira e Pedra Preta. E ainda o representante da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Antônio, e a representante da Secretaria Estadual de Cultura e Conselho Estadual de Cultura, Tania Mara Arantes.

As cidades que compõem o Polo Sudeste, são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Dom Aquino, Campo Verde, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, São Pedro da Cipa, São José do Povo, Tesouro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo