Vai aqui uma consideração muito especial nesse momento, que apresentamos algumas opiniões de especialistas do setor econômico sobre; “Nas crises econômicas quem ganha e com quem fica o dinheiro do país.” Não há como dissociar a Petrobrás no padrão geral da avaliação da economia brasileira, mesmo diante da atual situação tempestuosa da empresa apresentada aos brasileiros e ao mundo. A categoria dos economistas e pode-se dizer a população brasileira, se divide entre otimistas, pessimistas e os que estão em cima do muro. Fato é que em sua maioria a conversa é a mesma; “está difícil ser otimista no Brasil.” Mas com a divulgação recente do balanço auditado transparente da Petrobrás, esse quadro pessimista pode mudar, um novo positivismo pode começar a se instalar no país e no exterior. Há comentários que esse quadro já mudou radicalmente, porém os efeitos dessa mudança devem ocorrer a curto e médio prazo, vamos torcer para dar tudo certo, vamos aguardar.
A divulgação do balanço auditado atrai a retomada da confiança na Petrobrás;
“Estamos dando um passo fundamental em direção ao pleno resgate da credibilidade da Petrobras junto aos seus acionistas, fornecedores, ao mercado, e a sociedade. Estamos passando a limpo os erros cometidos no trato com os recursos da companhia para podermos lidar com o mercado, dar a transparência que o momento exige e merece receber.” Afirmou o presidente da Petrobrás, Aldemir Bendine.
Os problemas de gestão e de planejamento também afetam o patrimônio da empresa. A perda foi de R$ 44 bilhões. E atingiu projetos estratégicos. Só a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro o Comperj perderam R$ 31 bilhões.
Na opinião de Fábio Portela Mestre em Direito Constitucional, e em Filosofia pela UNB e Doutorado em Direito Constitucional, a economia está praticamente parada há dois anos e meio.
Mas a verdade é que esse momento está muito bom para quem tem dinheiro para investir no mercado de juros, que, é movido à base da confiança. Quando os credores têm motivos fortes, bem fundamentados, para confiar nos devedores, os juros são baixos. Quando não têm, os juros são altos.
Já o economista e jornalista Kennedy Alencar, destaca que o ex presidente Lula tem consciência de que o fracasso do governo Dilma tende a inviabilizar a sua eventual candidatura à Presidência da República em 2018. Lula alertou a presidenta sobre a então arriscada condução da economia do país, que pedia mudanças. Não adiantou muito a crise chegou, e surgem indagações com quem fica o dinheiro, e quem sai ganhando ? Segundo os especialistas o dinheiro durante as crises permanece com os grandes investidores que poderão ganhar muito mais dinheiro investindo a longo prazo. Quando o risco de mercado é alto é mais fácil ganhar dinheiro no mercado de juros. Poderão correr riscos de perda dependendo das decisões monetárias do governo, que pode entrar também numa via de grande instabilidade. Momento ruim para o cidadão assalariado, que vê a inflação aumentar, os preços dos produtos básicos subirem, o seu poder aquisitivo diminuir e o seu dinheiro ficar cada vez mais escasso.
Fonte; Pequeno Investidor
C/ Denis Maris