GERAL

12 de junho– dia dos namorados

Com a proximidade do Dia dos Namorados, muitos “pombinhos apaixonados” já planejam como e onde vão comemorar. Mas alguém sabe de onde vem essa tradição? Em vários países, como EUA, Itália e Canadá, a data é festejada dia 14 de fevereiro, em homenagem a São Valentim (Valentine’s Day) – santo devoto do amor.
Há relatos históricos de que, no sec. III o imperador Romano Claudio II proibiu o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. O padre Valentim, contradizendo o edito imperial, continuou a celebrar casamentos secretamente. Recusando-se a renunciar ao cristianismo, foi condenado à morte, tornando-se mártir da fé. Enquanto aguardava o cumprimento da sentença, no cárcere, teria se apaixonado pela filha cega de um carcereiro, tendo-lhe, milagrosamente devolvido a visão. Antes da sua execução escreveu-lhe uma mensagem de adeus e assinou “seu namorado”.
A Igreja, ao declara-lo santo e mártir, escolheu o dia 14 de fevereiro, para a comemoração de sua festividade religiosa, por ter sido o dia em que fora executada a sua sentença de morte.
Segundo relato histporico, no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
No entanto, no Brasil, a data escolhida foi o 12 de junho, e não por acaso. Esse dia é a véspera do dia de Santo Antônio – o conhecido santo casamenteiro.
Apesar do dia ser bem sugestivo, essa tradição teve inicio no país por outro motivo bem diferente da celebração do amor. Em 1949, a extinta loja Clipper, em S. Paulo, encomendou ao publicitário João Dória, até então funcionário da Agência Standart Propaganda, uma campanha com o objetivo de melhorar as vendas no mês de junho, época em que os comerciantes amargavam prejuízos por conta da falta de vendas.
A campanha foi criada com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”. Assim a agência não só criou o dia dos namorados como ganhou o título de agência do ano. E a moda pegou e virou tradição.
Desde então 12 de junho se tornou a data especial para apaixonados trocarem presentes para alegria do comércio varejista e celebrarem o amor pelas mais diversas formas.
Da redação
.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo