Secretaria de Saúde de Rondonópolis não foi informada sobre fechamento de leitos no HR

A Secretaria Municipal de Saúde não foi informada oficialmente sobre o fechamento de 24 leitos no Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, responsável pelos atendimentos de alta complexidade em Rondonópolis e municípios vizinhos. A decisão foi recebida com indignação pelas autoridades municipais. Os deputados Thiago Silva (MDB) e Delegado Claudinei Lopes também criticaram a decisão do Governo do Estado.
Em resposta à reportagem do Regional MT, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou que ficou sabendo na última sexta-feira (13) do ofício enviado ao Escritório Regional de Saúde (veja abaixo).
“A decisão foi tomada de forma arbitrária e unilateral, ainda mais sendo em sua maioria leitos de enfermaria ortopédica, um dos maiores gargalos da Regional, sem o consenso dos secretários municipais de saúde dos 19 municípios que compõem a região”, informou a assessoria referindo se às cidades que dependem dos serviços do HR em Rondonópolis.
A decisão deve aumentar a sobrecarga sobre a Secretaria Municipal de Saúde e também o tempo de espera dos pacientes que aguardam atendimento no HR.
Na semana passada pelo menos 20 pessoas, quase todas vítimas de acidente de trânsito, esperavam nas unidades de Saúde do município por vagas no HR. A Prefeitura anunciou que pretendia bancar a transferência desses pacientes para receberem atendimentos em hospitais de Cuiabá.
Eduardo Ramos – Da Redação