No último sábado (15) foi realizada a 4ª edição do Mutirão Rural, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Prefeitura de Rondonópolis. A ação com dezenas de serviços ofertados de forma gratuita ocorreu na Escola Municipal Rural 14 de Agosto, na comunidade do Assentamento Chico Mendes, e com mais de mil atendimentos realizados.
O diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, José Ricardo Vieira, representou a entidade no mutirão e destacou a importância de se levar serviços e atendimentos para as comunidades rurais do município. “É uma honra para o sindicato rural estar junto nestes mutirões com a importante parceria do Senar e da prefeitura, e assim é devolver para o produtor rural e sua família parte daqueles impostos que ele paga e de tudo que ele vende seja qual for a sua produção, o leite, a carne, a soja dentro de sua propriedade, que parte disso vai para o Senar, que com estas ações retorna para o produtor rural”, explicou.
O também diretor do Sindicato Rural de Rondonópolis, Leonardo de Freitas, fez questão de prestigiar o evento. “É muito bom ver este tipo de evento acontecendo na zona rural, eu que venho de uma comunidade rural parecida com esta aqui e estudei em escola rural, e este tipo de ação chegar ao campo e com esta qualidade que é oferecida via Senar, Sindicato Rural e a prefeitura é muito bom, pois muitas vezes, o produtor rural não tem tempo ou condição de ir até a cidade, então é excelente ver isso acontecer”, disse.
O supervisor regional do Senar MT, escritório de Rondonópolis, José Eduardo Pio, explica que a estrutura do Mutirão Rural é uma das maiores oferecidas de forma gratuita para as comunidades do interior de Mato Grosso. “Na ação estamos com mais de 100 pessoas envolvidas, sendo 35 colaboradores do Senar, os demais sendo da prefeitura de Rondonópolis e sindicato rural, onde ofertamos mais de 30 serviços, com o destaque para os atendimentos oftalmológicos e com a confecção de óculos de graça para a população, os atendimentos médicos e odontológicos. Na parte da cidadania, a confecção do novo RG para a comunidade do Assentamento do Chico Mendes e as diversas comunidades no seu entorno, onde temos a expectativa de superar os mil atendimentos neste dia”, destacou.
A parceria com a Prefeitura Municipal de Rondonópolis também proporcionou que várias secretarias participassem do Mutirão, o que possibilitou articulações em prol da comunidade, assim como destacou o vice-prefeito Aylon Arruda (PSD). “É a oportunidade de trazer a inclusão que moram aqui no campo, e isso é graças às parcerias importantes com o Senar e o Sindicato Rural, e por isso, que estamos aqui para que estas pessoas recebam atendimento público, assim como as pessoas da cidade recebem. Então só assim elas podem receber mais qualidade de vida, para que elas permaneçam aqui e continuem produzindo seus alimentos e para quem mora na cidade. Por fim, temos que parabenizar os envolvidos neste mutirão que todos os anos tem esta envergadura para as pessoas da zona rural”, finalizou.
Nesta 4ª edição Mutirão Rural foram um total de 1112 atendimentos, em diversas áreas e serviços de saúde, cidadania e orientação técnica. Em 2023, o programa já visitou oito comunidades da região oeste do estado. Nesta rota foram realizados 9.536 atendimentos que beneficiaram 1.587 pessoas. Até o fim do ano, o programa deve passar por 69 comunidades em todo o estado.
Confira o vídeo: