Nesta terça-feira (10/01) será lançada a campanha Museu de Arte Sacra em 3D. O projeto, que é realizado pelo equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), busca arrecadar recursos para a fabricação das principais obras do museu com a tecnologia de impressão em 3D, e assim, tornar possível e acessível a visitação de pessoas portadoras de deficiência visual, já que as obras poderão ser tocadas com as mãos.
A campanha de financiamento coletivo foi aprovada pelo Edital de patrimônio cultural do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O processo é bem simples: a cada R$ 1,00 arrecadado, o BNDES investe mais R$ 2,00 triplicando o valor.
Com essência do ganha-ganha, quem colabora recebe uma recompensa de acordo com o valor depositado. Existem diversos kits a partir de R$ 20,00. A meta é arrecadar R$ 42 mil para que esse valor automaticamente triplique.
Os recursos serão usados para compra dos materiais de fabricação, pagamento de equipe, prestadores de serviços, recompensas e custos administrativos.
“O mecanismo é bem interessante, por que além de você colaborar com a iniciativa de fabricarmos um acervo tátil para pessoas com deficiência visual, ofertaremos também uma experiência sensorial completa no Museu para o público, principalmente as crianças, que adoram ver tudo com as mãos”, explica Viviene Lozi, diretora do museu.
A produção das obras em 3D será do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo da UFMT (LAB.AU/FABLAB) que irá trabalhar com diversas ferramentas contemporâneas, incluindo as impressoras.
“Acredito que a sociedade mato-grossense será sensível a essa campanha que permitirá aos deficientes visuais conhecerem melhor uma parte muito importante da história de Cuiabá e de Mato Grosso”, declara o professor Mauricio Oliveira, diretor do laboratório.
Para colaborar basta acessar o site da Benfeitoria, uma plataforma segura de mobilização de recursos para projetos de impacto cultural e social, cadastrar-se e escolher o valor. O endereço é benfeitoria.com/museudeartesacra3d.
A campanha prossegue até o dia 25 de fevereiro.
Mais informações: 65 3056-1373 ou (65) 99965-0319 (watsapp)
Secretaria Adjunta de Comunicação (Secom)