Foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (10) na sede da Biblioteca Municipal Rachid Mahmed, no centro da cidade, a mostra da “1ª Biblioteca Arteculando LiteraRondon”: um encontro com a escrita em movimento.
Conforme a coordenadora da biblioteca, Cláudia Machado, o evento foi pensado como um mecanismo, uma oportunidade para dar voz aos escritores locais. “Então, a mostra vai reunir vários autores locais, que farão ‘saraus literários’ interagindo com o público estudantil, apresentando as suas obras e debatendo arte, literatura, música, poesia, dança, enfim: a arte de uma maneira geral, já que a nossa arte, é bastante diversificada”, explicou Cláudia.
Apesar do avanço e do interesse pelo universo digital, os estudantes de escolas circunvizinhas como: EEMOP – Escola Estadual Major Otávio Pitaluga; Sagrado Coração de Jesus e Marechal Dutra, estão redescobrindo e frequentando a biblioteca física, tendo contato com as obras físicas dos autores (livros), onde tem início os debates literários e o aprofundamento na busca pela cultura.
Ainda segundo ela, a Biblioteca tem realizado diversos programas culturais, cujo objetivo é fomentar de forma democrática a diversidade da cultura local na sua mais pura essência.
A coordenadora pede às pessoas que ainda não conhecem a biblioteca que, vão lá conhecer o espaço e o acervo, e participar dos eventos promovidos pela instituição. Ela pede ainda que as pessoas ajudem a divulgar os trabalhos ali realizados em prol do conhecimento e da cultura.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia a programação da semana cultural teve início com a apresentação da BAMUR – Banda Municipal de Rondonópolis e ao longo do dia também acontece a exposição itinerante das obras do escritor Calé Marien (in memoriam), organizado pela UFR. E no período noturno, das 19h as 21h, acontece a apresentação do músico/escritor Gerônimo Dias que vai apresentar a sua obra literária, bem como seus trabalhos de músicas autorais.
Ja nesta terça-feira (11) durante todo o dia (manhã e tarde), a escritora Tatiane fará contação de histórias, leitura de poemas e poesias e, oficina de ori game. E à noite, acontece uma apresentação da diversidade literária no universo digital, com a escritora Ana.
Na quarta-feira (12) feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, o espaço estará aberto e deverá contar com a presença de escritores de literatura infantil integrantes da Academia Rondonopolitana de Letras, que vão interagir com o público infantil e juvenil presentes.
Na quinta-feira (13) duas escritoras locais, Dafne e Ellen apresentarão seus trabalhos, fazendo contação de histórias, além de outras atividades lúdico dinâmicas.
Na sexta-feira (14) encerramento da mostra, no período matutino, as escritoras Dafne e Ellen, repetem as suas apresentações, e no período da tarde a escritora Lúcia Francisco apresenta seus trabalhos literários. A noite no fechamento da mostra o escritor Hermélio Silva que vai lançar seu livro digital de poesias: “Um piano no Pantanal”, seguido de uma roda de conversa com os estudantes e público presente.
Da Redação (com Assessoria)