Secretários dão continuidade aos trabalhos do planejamento estratégico

Orientados pela facilitadora do Tribunal de Contas do Estado – TCE, Elizabeth Queirós, os secretários das diversas pastas da Administração Municipal participaram de uma reunião, na manhã desta sexta-feira (4), onde esboçaram os relatórios das metas que propuseram dentro do Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI para 2013.
O auditor geral do Município, Marcos Constantino, afirmou que o planejamento estratégico formado pelo PDI mostrou a todos os gestores a indispensável presença do entrosamento entre os setores para o sucesso da gestão. “A transversalidade que é notada também no dia a dia de trabalho entre as secretarias fica ainda mais evidente quando estudamos as ações e metas. A Educação e a Saúde, por exemplo, têm seus projetos de engenharia feitos pela Pasta de Infraestrutura e todas elas estão vinculadas a de Administração, pois dependem dos processos de licitação”, exemplifica.
Constantino reafirmou que o planejamento que está sendo montado de 2013 até 2017 pelo PDI é totalmente reprogramado, mas que os objetivos são inalteráveis. “Caso as metas não sejam atingidas, é hora de debater e descobrir onde estão os entraves, é assim, nesse processo contínuo de mudança das ações que se busca a excelência no serviço mantendo as metas fixas e inalteradas”, frisou.
O secretário de Administração, Carlos Vanzeli, esteve presente no evento e anunciou aos outros chefes de departamentos e pastas que o modelo de licitação do Município foi repaginado e a fila de memorandos travados desfeita. Sobre o PDI, Vanzeli chamou a atenção da importância do foco administrativo da iniciativa. “São ações que não sofrem alterações. Que mude a Administração, os secretários, mas as metas serão as mesmas e terão de ser atingidas ano a ano”, comentou.
Além das reuniões periódicas e de todas as metas dos secretários terem sido impressas em livretos, onde todos podem ter acesso, o Município conta com o software GPE (Gestão do Planejamento Estratégico). Digitalmente, este recurso permite, por meio de gráficos, mostrar o desenvolvimento do trabalho e o nível de sucesso de cada secretaria.
O vice-prefeito Rogério Salles discursou aos secretários ressaltando sobre a importância da proximidade entre os setores e incentivou a reinvenção diária dos gestores para ultrapassar os entraves que possam surgir no decorrer dos trabalhos na administração pública. “Temos que diminuir a distância entre o problema e a solução e ter a consciência que vamos aprender sempre”, disse.
Todas as Secretarias estão providenciando o relatório de resultados para posteriormente apresentar ao prefeito Percival Muniz receberá os secretários para uma discussão sobre o PDI e os seus respectivos relatórios nas próximas semanas.