Década de 1970 – Prefeitura Municipal – Vila Aurora

1954 – O primeiro prédio a sediar a prefeitura municipal de Rondonópolis segundo os pesquisadores foi na Av. Marechal Rondon ao lado da Farmácia Avenida de propriedade de Eutímio Mattos, comerciante pioneiro, que passou posteriormente a comandar uma secretária no executivo municipal. Naquela ocasião já a frente da administração do município estava o primeiro prefeito “nomeado” Rosalvo Farias. Ainda na década de 1950 o prefeito Rosalvo deu início a construção do prédio na Av. Amazonas esquina com a Arnaldo Estevan de Figueiredo para implantação da sede da prefeitura. Assim os serviços do executivo municipal passaram a ser sediados no local entre os anos 1954 a 1956.
Posteriormente o edifício foi cedido para abrigar as sessões da Câmara Municipal, onde também foram realizadas algumas sessões do Tribunal do Júri. No início da década de 1960 o prefeito Sátiro Pohl Moreira de Castilho mudou as atividades da prefeitura para a Av. Bandeirantes próximo ao antigo Estádio Luthero Lopes, hoje Atacadão onde funcionava o antigo CEADAS. De 1997 ao ano 2000 as sessões do Poder Legislativo, que na ocasião tinha na presidência o vereador Mauro Deveza Costa, passaram a ser realizadas no salão térreo do Edifício Mikerinos, conhecido também como edifico da Rádio Clube. Mas novas mudanças de prédio viriam para o legislativo local, as instalações foram transferidas então para o sobrado no bairro Santa Cruz defronte a um complexo onde funcionavam setores da saúde.
Após a mudança da Câmara Municipal e sua instalação no referido bairro ocorria também o tombamento do prédio, onde havia funcionado a sede da prefeitura, que na gestão do Prefeito Walter de Souza Ulisséia no ano de 1974 mudou as repartições do executivo para o prédio construído na Vila Aurora. Mesmo apesar de ter sido uma construção arrojada para a época com o rápido crescimento de Rondonópolis começava a ficar pequeno e várias reformas foram feitas. Voltando ao antigo espaço onde havia abrigado a câmara em 15 de agosto de 1997 que ficou destinado então a abrigar o Museu Rosa, logo em seguida fundou-se a Associação dos Amigos do Museu inicialmente com 53 integrantes.
Com a grande demanda de público, e a necessidade de um melhor atendimento à população, os membros do poder legislativo liderados no pós anos 2000 pelo presidente vereador Mohamed Zhaer sentiram a urgência de mudança para um local, um prédio arrojado e amplo que pudesse dar mais conforto no atendimento aos munícipes. Começava então no dia 1º de fevereiro de 2005 a construção do tão sonhado espaço definitivo do legislativo rondonopolitano, na Rua Cafelândia no bairro La Salle. Após ter passado por várias reformas para melhor acomodação dos vereadores que passaram de 12 para 21 o local ganhou mais espaço com o aumento dos gabinetes, auditório confortável e fachada moderna.
Prefeitura Municipal e Câmara se fundem no contexto físico e histórico da cidade de Rondonópolis
2015 – No ano de 2003 mais precisamente no mês de junho, o prefeito Percival Muniz começou a reforma do prédio da Prefeitura Municipal de Rondonópolis. Ampliado e totalmente remodelado, para atender a grande demanda administrativa da cidade que se desenvolvia intensa e rapidamente. O edifício Palácio da Cidadania é destaque na arquitetura da cidade, moderno e arrojado, o prédio é hoje um dos cartões postais do município. O término da construção ocorreu no final de 2005, quando em seguida foi entregue para as funções da prefeitura municipal de Rondonópolis. Neste 2018 o prefeito Zé Carlos do Pátio promoveu uma reforma na parte interna do Palácio da Cidadania em especial nos departamentos e repartições que passaram a oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários públicos de vários setores.
Por Denis Maris da Redação