O aumento da presença feminina na política é o caminho para agilizar a superação dos problemas que afligem as mulheres. Esta foi a principal conclusão da reunião ampliada promovida nesta sexta-feira (26) pelo diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Rondonópolis. O evento foi realizado na sede da Uramb com a participação de vários partidos e representantes de praticamente todos os bairros da cidade. Os principais temas foram o combate à violência contra a mulher, a paridade salarial, investimentos em Saúde e Educação, melhoria da renda e as eleições municipais do ano que vem.
“Queremos montar uma chapa com mulheres capazes e dispostas a lutar. Nosso objetivo não é apenas preencher os 30% de vagas previstas na Lei Eleitoral, queremos que vocês concorram em igualdade e vençam. Na eleição de 2020 nosso grupo elegeu os seis vereadores mais votados, por que não elegermos seis mulheres no ano que vem?”, disse o presidente do diretório municipal PSB, Paulo José Correia, ao afirmar que as mulheres são prioridade para a legenda.
A convocação à participação feminina também mereceu destaque da primeira-dama Neuma de Morais, candidata a deputada federal mais votada em Rondonópolis, e da vereadora Marildes Ferreira, que preside o PSB Mulher.
“Hoje o secretariado municipal é formado majoritariamente por mulheres e a Prefeitura tem políticas de apoio às crianças, investimentos grandes na Educação, Saúde e outra áreas importantes para nós. Mas é preciso dar continuidade e ampliar a presença das mulheres no Poder Legislativo”, disse Neuma.
“Somos 52% da população, mas não temos essa representação na política”, lamentou Marildes. “O PSB está ainda mais combativo e totalmente aberto as mulheres. Depende de nós ocupar esse espaço. Vamos compor chapas fortes e mostrar nossa força na eleição do ano que vem”, conclamou a vereadora.
O prefeito José Carlos do Pátio disse que as mulheres têm papel decisivo para consolidar as políticas sociais implantadas em sua gestão. Além da presença de mulheres em postos de comando, ele citou a construção de mais de 40 creches, a universalização das unidades básicas de saúde e também de serviços como o abastecimento de água, tratamento de esgoto e a priorização das mulheres nos programas da habitação – com a entrega de apartamentos, lotes urbanizados e quase 30 mil títulos de regularização fundiária.
“Estas e outras conquistas melhoraram as vidas das mulheres, das famílias. Isso explica as pesquisas que mostram nossa administração com mais de 77% de aprovação. Mas nosso mandato termina no ano que vem e não podemos permitir que estes avanços sejam sepultados. Temos de abrir esse debate, convocar as mulheres a pensarem sobre o município que queremos no futuro”, disse o prefeito.
A reunião contou com a participação de cerca de 400 pessoas, entre lideranças comunitárias, trabalhadoras e ativistas sociais. Também estavam presentes as secretárias municipais e a professora Francileide Fontenelle, uma das fundadoras do PSB em Rondonópolis e integrante da direção nacional do partido.
A reunião do PSB mulher faz parte de um ciclo de debates aberto no início do mês pelo Diretório Municipal. A primeira discutiu a situação dos Povos Originário e Comunidades Tradicionais. A próxima reunião será dedicada às questões envolvendo a juventude.
“Nós fazemos política dessa forma, ouvindo as pessoas e construindo propostas que de fato atendam os interesses da maioria. Vamos dar sequência às discussões e reforçamos o convite para que todos participem conosco”, ressalta o presidente do PSB, Paulo José Correia.