Crianças e idosos se divertem na Festa Julina no Espaço Jovem Cidadão

Vinicius Campos Florenço (14) viveu momentos de muita alegria ao lado da avó Elina de Campos Florenço (65) na Festa Julina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que foi realizada na tarde desta quinta-feira (17), no Espaço Jovem Cidadão da antiga Vila Olímpica, na Vila Lourdes. O adolescente conta que o relacionamento familiar melhorou muito depois que começou a frequentar as atividades naquela unidade.
Vinicius lembra que antes costumava responder mal à avó. “Eu não compreendia bem os argumentos dela, quando falava comigo. Acabava dando más respostas. Mas, depois que começamos a participar dessas atividades aqui no Espaço, consigo entender melhor os cuidados e as preocupações da minha avó. Agora a gente tem um relacionamento bom”, avaliou o garoto enquanto admirava Elina dançando quadrilha com outros jovens.
A coordenadora Edinalva Miranda – a Nalva – compara que todas as crianças e adolescentes atendidas pela equipe da unidade apresentam melhoras no comportamento e no relacionamento familiar, graças à atenção especial que recebem dos profissionais durante as atividades esportivas, culturais e individuais, como assistência psicológica. “Muitos deles quando chegaram aqui, nem queriam ficar perto dos idosos. Agora convivem bem com eles”, disse.
A festa reuniu cerca de 170 pessoas e foi prestigiada pelo secretário Mohamed Zaher que fez questão de confraternizar com os participantes. O cardápio foi de comidas típicas e a festa foi animada pela quadrilha intergeracional. A coordenadora Nalva realizou um concurso para eleger o casal melhor caracterizado e mais animado. Os escolhidos foram premiados.
Na Vila Operária
No período da manhã a festa aconteceu na unidade do antigo Parque da Antarctica, na Vila Operária. Cerca de 250 pessoas participaram da atividade organizada pelo diretor artístico Joelson Pereira dos Santos, com apoio da Secretaria de Promoção e Assistência Social do Município.
A festa matutina também contou com cardápio variado de comidas típicas e a quadrilha que serviu para integrar ainda mais as gerações de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Joelson Santos também organizou a eleição dos caipiras mais caracterizados e animados do evento.