POLÍTICA

Promotor vai a Câmara apresentar projeto de conscientização do eleitor

A sessão ordinária desta quarta-feira (11), foi suspensa por cerca de 30 minutos, para que o promotor de Justiça do Ministério Público Eleitoral (MPE), Ari Madeira Costa, pudesse apresentar aos vereadores de Rondonópolis o projeto Dignidade Eleitoral. De acordo com o promotor, o objetivo do projeto é assegurar a tranquilidade, ética e justiça no processo eleitoral que ocorre este ano.
Para isso, Ari Madeira pretende contar com a colaboração da Câmara Municipal que, conforme o promotor, sempre foi parceira do Ministério Público. “Não poderia deixar de unir os vereadores para apresentar o projeto e ouvir a opinião de todos”, afirmou, ressaltando que o Dignidade Eleitoral estabelece ações para fomentar a cultura de deveres baseadas no combate à corrupção eleitoral e poluição ambiental urbana nas eleições de 2012. “Queremos estimular o comportamento proativo no que se refere aos agravos sociais combatidos e reiterar a importância da legislação eleitoral”, acrescentou o representante do MPE.
Segundo o promotor, para a formulação do projeto foram ouvidos representantes de partidos e pré-candidatos durante encontros em que foram discutidos a contratação de cabos eleitorais, realização de pesquisas e nomeação de delegados e fiscais para o dia das eleições, além da vedação da distribuição de combustível para realização de carreatas e passeatas e proibição da utilização de foguetes, entre outros. “Passada essas reuniões com os partidos estamos aguardando agora uma resposta dos diretórios municipais para nos unirmos novamente e referendarmos o projeto”, afirmou.
A intenção do MPE é que palestras sobre o Dignidade Eleitoral sejam realizadas em todas as escolas públicas de ensino médio, com alunos acima de 16 anos. O promotor contou que o órgão também pretende fechar parcerias com o campus local da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bem como escolas particulares e igrejas, entre outras entidades, de forma que o projeto seja promovido no aspecto educacional. “Se a mudança tem que acontecer, porque não começar por Rondonópolis, envolvendo a nossa sociedade”, destacou Ari Madeira.
O representante do MPE informou que, como forma de envolver a sociedade de todas as maneiras, nesta quinta-feira (12), a partir das 19h30, na sede do Rotary Clube Leste, integrantes dos Demolays (grupo da maçonaria) irão interpretar o projeto através de uma peça teatral.
Após as explicações de Ari Madeira, o presidente da Câmara, Ananias Filho (PR), juntamente com os demais vereadores, agradeceu a presença do promotor e apontou a importância de discutir o Dignidade Eleitoral com todos os partidos, candidatos e sociedade, na tentativa de conscientizar o eleitor. Por fim, os vereadores se colocaram a disposição do Ministério Público para colaborar com a divulgação do projeto
Fonte:Câmara Municipal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo