28.3 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

MT Regional visita Estados brasileiros considerados ‘modelos’ na agricultura familiar para adotar em MT

Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar de Mato Grosso, o MT Regional liderou uma comitiva composta pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) Secretaria de Saúde, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Embrapa), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Secretaria de Agricultura de Sinop em busca de conhecer de perto os sistemas de extensão rural da agricultura familiar considerados ‘modelos’ nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
A viagem teve duração de uma semana. A primeira visita ocorreu no Paraná, nos municípios de Cascavel e Curitiba. Lá os integrantes da comitiva puderam avaliar o trabalho desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), por meio do programa ‘Fábrica do Agricultor’ – onde valoriza e fomenta o trabalho dos agricultores, através das agroindústrias. Na oportunidade foi possível conhecer a forma que a Emater trabalha em prol da verticalização dos produtos da agricultura familiar com a implantação de centros de comercialização.
Depois a equipe seguiu viagem rumo a Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis e Joinville onde os integrantes da comitiva conheceram a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), os programas desenvolvidos frente à agricultura familiar e a descentralização do Estado por meio da criação de 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional que possibilitam a aproximação das ações do Estado junto aos municípios para melhor atender as necessidades das regionais e promover o desenvolvimento sustentável.
Segundo o secretário Extraordinário do MT Regional, Renaldo Loffi, a viagem possibilitou uma troca de experiência ímpar e a visibilidade de subsídios para a implementação da proposta de reestruturação da extensão rural de Mato Grosso, como Empaer, com base nas ações das co-irmãs Emater (Paraná) e Epagri (Santa Catarina). “O Estado de Mato Grosso poderá melhorar ainda mais com os trabalhos desenvolvidos pelas cadeias produtivas podendo até adotar algumas práticas, como por exemplo: a criação de cooperativas para comercialização da agricultura familiar e a implantação de agroindústrias. Estamos no caminho certo, principalmente no que tange ao fortalecimento das cadeias produtivas”, destacou.

Mais informações podem ser obtidas no MT Regional pelo telefone: 3613-4500

Fonte:SEPE/MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO