GERAL

Motos são maioria entre os mais de 200 mil veículos registrados em Rondonópolis

Rondonópolis já tem 200.383 veículos registrados junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). A lista, atualizada neste mês, indica que as motos somam quase 40% dos veículos, seguidas pelos automóveis e caminhonetes.

Levando em conta apenas os veículos emplacados na cidade, temos atualmente 67.335 automóveis (34,75%), contra 77.499 motocicletas (54.195) e motonetas (23.304). Juntas elas representam 37,86% do total.

Vale lembrar que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motocicletas são os veículos de duas rondas em que o condutor fica ‘montado’, enquanto nas motonetas (scooter, biz etc.) permanecem sentados.

O CTB também estabelece diferença entre as caminhonetes, destinadas ao transporte de cargas com preso bruto de até três mil quilos, e as camionetas, que têm uma estrutura mista para permitir o transporte de passageiros e cargas no mesmo compartimento.

Neste segmento há ainda os utilitários, que são carros de uso misto e também capazes de transportar cargas menores.

As caminhonetes são maioria, totalizando 18.696 registros, enquanto as camionetas somam 4.311. Já os utilitários aparecem em número menor, são 1.843 registros. Juntos esses veículos respondem por cerca de 14% dos veículos circulando na cidade, mas o número pode ser maior se levarmos em conta as que muitos são emplacadas em outras cidades e estados.

CAMINHÕES E ÔNIBUS
O número de caminhões na cidade também pode ser maior que o dos registros oficiais. O transporte de cargas é um dos segmentos mais ativos em Rondonópolis, mas muitos empresários optam por emplacar os veículos em estados onde o imposto é menor.

Mesmo assim o município tem uma frota formada por 11.873 veículos – sendo 5.268 caminhões e 6.605 caminhões tratores (também conhecidos como ‘cavalos mecânicos’ e utilizados para tracionar cargas mais pesadas, como nos bi-trem).

O transporte de cargas também impulsiona os registros de reboques (4.142) e semirreboques (13.349) em Rondonópolis. Apesar das ‘carretinhas’ usadas em automóveis e motos exigirem cadastro junto ao Detran, a maioria desses registros é de carretas usadas transportar grandes quantidades de grãos e insumos agrícolas.

Os registros do Detran apontam ainda 634 ônibus e 217 micro-ônibus registrados em Rondonópolis. 

 

Eduardo Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo