23.4 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Morte de Gal Costa comove o Brasil, veja reação de famosos

A cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, faleceu na manhã de hoje (9), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista, mas a causa da morte ainda não foi informada.

A cantora era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora. De acordo com sua equipe, ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final de novembro, seguindo recomendações médicas.

A cirurgia ocorreu em setembro, pouco após sua apresentação em outro festival de música em São Paulo, o Coala. De lá para cá, ela não havia voltado aos shows, mas já tinha datas da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcadas para dezembro e janeiro.

HISTÓRIA
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 1945 em Salvador, na Bahia, filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna. Sua estreia foi na década de 1960, ao lado de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Zé, Gilberto Gil, no espetáculo Nós, Por Exemplo, em 1964.

Seu primeiro álbum de estúdio foi lançado em 1867, Domingo, com Caetano, incluindo o hit Coração Vagabundo. No ano seguinte, em 1968, Gal participou do disco Tropicália ou Panis et Circencis (1968), um dos mais importantes da história da música do Brasil. Seu primeiro trabalho solo foi em 1969, homônimo, com sucessos como Não Identificado e Que Pena.

No mesmo ano gravou, ela gravou o segundo disco solo, Gal, com hits como Meu nome é Gal e Cinema Olympia. Sua discografia ainda tem outros destaques como Cantar (1974), Água Viva (1978), Fantasia (1981), Baby Gal (1983), Gal (1992), Recanto (2011), entre dezenas de outros.

Um dos marcos de sua carreira, que influencia a música brasileira até hoje, foi Fa-Tal, álbum ao vivo lançado em 1971. O show foi filmado, mas nunca divulgado na íntegra. Em 2017, no documentário O Nome Dela É Gal, trechos da apresentação foram exibidos. Discreta com a vida pessoal, ela teve um relacionamento com o empresário Marco Pereira, de 1991 a 1992.

Em sua última entrevista para a Quem, em novembro de 2017, Gal fez uma reflexão sobre a vitalidade. "Gosto de viver, de trabalhar, tenho pique. É meu jeito. Não acho que eu tenha a idade que eu tenho. A minha idade espiritual é outra."

REAÇÕES
A súbita morte de Gal Costa reverberou nas redes sociais entre fãs e famosos. No fim da manhã, na internet as pessoas passaram a prestar as suas últimas homenagens e lamentar a perda da cantora, que tinha 77 anos de idade.

Um dos primeiros famosos a lamentar na web foi Marcelo Médici, que publicou em seu Twitter emojis com cara de espanto e choro. Na sequência, o cantor Pe Lu, da antiga banda Restart, que mostrou surpresa: "A Gal Costa não".

Confira abaixo as homenagens e lamentações dos famosos:

Antonio Tabet, humorista: "A brilhante Gal Costa morreu. Outra perda irreparável para a nossa cultura"

Helena Ranaldi, atriz: "Tristeza. Meus aplausos a nossa eterna Gal."

Valesca Popozuda, cantora: "Que triste a morte de Gal Costa!! Que descanse e que a família fique bem, meus sinceros pêsames"

Alexandre Frota, deputado e ator: "Lamento muito a morte da @GalCosta muito triste, minha mãe Dona Lais amava a Gal. Cresci ouvindo Gal, uma parte da nossa história musical do Brasil se vai . Gal eterna"

Silvia Poppovic, jornalista: "Perdemos a voz mais linda e afinada da nossa música popular brasileira! Gal Costa nos deixa aos 77 anos. Grande musa da Tropicalia, cantora extraordinária que embalou nossa geração com os sons mais lindos! Descanse em paz! Meus sentimentos a toda a família e, em especial, ao seu filho tão querido e desejado!"

Kiko Mascarenhas, ator: "Gal, que triste! Descanse em paz… Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs #galcosta #cantorabrasileira #talentobrasileiro #umaestrela"

Astrid Fontenelle, apresentadora: "PARA SEMPRE VOU TE AMAR! Tem pessoas que marcam nossas vidas , gal canta muitas histórias da minha vida e continuará cantando"

Gilberto Gil, cantor: "Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha"

José de Abreu, ator: "RIP Gal. O som do meu desbunde. Fa-tal."

 

Da Redação (com agências de notícias)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO