27.4 C
Rondonópolis
quinta-feira, outubro 10, 2024

Morte de Denis Maris comove Rondonópolis; artista recebe homenagens oficiais e de amigos

A notícia da morte do artista e comunicador Denis Maris comoveu os rondonopolitanos. Pela internet amigos, autoridades, empresários e artistas fizeram questão de registrar lembranças e lamentaram a perda. A Prefeitura de Rondonópolis decretou luto oficial de três dias e divulgou nota reconhecendo a importância do artista para o município.

Denis faleceu nesta quinta-feira (19), aos 72 anos, depois de dias internado no Hospital Regional lutando contra um AVC. Deixou para nós muitas obras de arte, composições, textos e uma história marcada por desafios e também por parcerias de quem soube reconhecer seu talento e determinação.

Nas conversas da redação fazia questão de manifestar a gratidão por empresários como o já falecido Antônio Ribeiro Torres, com quem trabalhou por diversas vezes em programas de rádio que permanecem vivos na memória dos rondonopolitanos mais antigos.

A experiência no rádio ajudou a torna-lo popular e impulsionou também sua carreira como músico e compositor. Ele se apresentava nas noites e chegou a gravar discos com algumas de suas composições.

Mas o nome de Denis extrapolou as fronteiras de Rondonópolis e Mato Grosso com artista plástico através da cromopetrologia – uma técnica desenvolvida à partir de conhecimentos milenares. Os quadros eram coloridos com pigmentos extraídos de rochas da região, dando às obras um caráter único e também uma vinculação essencial com a nossa região.

Como artista contou principalmente com o apoio dos empresários Zezé Moura (Ramalá) e Carlos Souza, que ajudaram a divulgar suas obras para todo o país. Só no ano passado Moura adquiriu mais de 20 obras de Denis Maris, que hoje estão em estabelecimentos comerciais em Mato Grosso e também no estado do Ceará.

“Acompanho o trabalho do Denis há muito tempo. Nos conhecemos em 1994 e nos tornamos amigos. Uma pessoa culta, uma alma muito espiritualizada”, disse Carlos Souza, sócio-proprietário do Baratão Ferromar e do Grupo Pobore.

Outro parceiro importante nesta caminhada foi o diretor do Regional MT, Evandro Oliveira dos Santos. Com ele, Denis Maris deu vazão ao Integração Cultural publicação especializada na divulgação do mundo artístico e responsável por projetar muitos talentos.

Denis também escrevia para o jornal Folha Regional e nos últimos tempos comandava oEspaço Aberto’, programa em que entrevistava personalidades de vários setores – fazendo um registro digital das pessoas que ajudam a construir Rondonópolis.

“O Denis nos deixa uma das maiores lições da vida terrena: a Humildade. Era jornalista, radialista, artista plástico e músico, dons que recebeu de Deus e que colocava a serviço de todos.  Tinha uma cultura elevadíssima e a  espiritualidade advinda do sobrenatural. Ele nos deixa hoje, mas com a esperança do reencontro eterno! Gratidão a Deus por me dar essa oportunidade de conviver contigo meu amigo e irmão!”, disse Evandro em suas redes sociais.

O prefeito José Carlos do Pátio (PSB) também divulgou uma nota lamentando a morte. Ele chamou atenção ao compromisso de Denis Maris com o município e as suas realizações no meio cultural e na imprensa da cidade.

“É com muita tristeza que recebemos essa notícia. Denis era uma grande pessoa, apaixonado pelas coisas de Rondonópolis e comprometido com a sua comunidade.  Ele construiu em nossa cidade muitas amizades e uma carreira marcada pela competência e capacidade de partilha de seus conhecimentos, deixando um legado de grandes trabalhos no rádio e no meio impresso. Neste momento de profunda dor, minha solidariedade a todos”, afirmou o prefeito de Rondonópolis.

MANIFESTAÇÕES

As redes sociais foram também o espaço escolhido por muitos outros amigos que conviveram com Denis Maris. Veja abaixo algumas manifestações divulgadas por instituições, amigos e admiradores do artista.

“Denis Maris sempre teve a humildade e a educação estampada em conversas simples com objetivos claros e destacava sua preocupação com a cultura da cidade de Rondonópolis, pois era um guerreiro ferrenho para uma Cultura transparente que beneficiasse toda a classe artística. Descanse em paz grande e respeitado baluarte da Cultura”. – Associação Cultural Maestro Marinho Franco

“Com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso amigo e artista Denis Maris. Era um ser humano maravilhoso. Não é apenas o mundo que fica mais pobre com sua partida, mas também a vida de todos os que o amavam. Ele vai deixar muitas saudades e nunca será esquecido. Toda a nossa solidariedade aos amigos e familiares!” – Investigador Gerson, Vereador

“E com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo Denis Maris. Meus sentimentos à família e amigos” – Adonias Fernandes, vereador.

“E o nosso amigo Denis Maris  partiu! Dono de um grande talento.  Jornalista, comunicador, escritor, cantor e artista plástico. Descanse em paz Denis” – Paulinho Boa Pessoa, radialista.

“Vai com Deus Denis. E obrigado pela sua grande obra Cromopetrologia que poucos conheceram em Rondonópolis.” – Max Ferraz, músico

“Eu o conheci quando fomos morar no conjunto São José em 1985, um amigo de muitos anos! Músico, artista plástico, ele extraia suas tintas de rochas e deu nome à essa arte de cromopetrologia. Foi também radialista e jornalista. Um ser humano de luz e de muita humildade” – Roberto Barcelos, fotógrafo

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO