Morreu aos 77 anos na madrugada desta sexta-feira (1) em Cuiabá o ex-senador José Benedito Canellas. Canellas nasceu em 1938 e foi o primeiro senador eleito por Mato Grosso após a divisão do estado, que deu origem ao vizinho Mato Grosso do Sul. A causa da morte divulgada foi insuficiência cardíaca.
Canellas era natural de São Manuel (SP), mas seu primeiro cargo político foi em Cáceres, cidade a 250 km, onde foi eleito vereador em 1965. Depois, ele viria a atuar como deputado estadual (eleito em 1970), deputado federal (eleito em 1974) e senador por Mato Grosso, cargo que exerceu de 1979 a 1987 – a divisão do antigo território mato-grossense passou a vigorar em 1º de janeiro de 1979; a lei complementar que criou o estado de Mato Grosso do Sul foi publicada em 1977.
Com larga carreira política, Canellas figurou como uma das principais lideranças do estado nos anos 80; ultimamente, vinha atuando como consultor político.
Canellas morreu em casa, em Cuiabá, deixando esposa, três filhos e dois netos. O enterro está previsto para as 9h deste sábado (2) no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, na capital.