23.9 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Moradores procuram cursos de capacitação e avaliam IPTU Participativo

Nos primeiros momentos de funcionamento do Acampamento Municipal da Administração no Cidade de Deus muita gente já acionou os serviços disponíveis nas tendas montadas. Na manhã desta quinta-feira (16), apesar da movimentação ter sido bem menos intensa que na noite anterior, quando inclusive foi lançado oficialmente o programa, pelo prefeito Percival Muniz, moradores foram até o local conferir as opções de atendimento. O setor mais procurado até o momento é o da Ação Social, onde ocorrem inclusões no sistema do Cadastro Único – CadÚnico para o acesso de programas federais como o Bolsa Família e os cursos profissionalizantes do Pronatec. Até o momento, mais de 80 inscrições para as mais de 20 opções de capacitação já foram feitas.

Moradora há mais de 10 anos no Cidade de Deus, Sandra Souza Silva, de 36 anos é mãe de dois filhos, comentou o que significa para a população ter à disposição dentro do próprio bairro serviços que são indispensáveis ao cidadão. Logo pela manhã desta quinta, Sandra buscou informações no acampamento sobre o IPTU 2014. “É muito bom para todo mundo. Estando aqui perto das pessoas facilita muito”, disse a contribuinte. Quanto a proposta do prefeito de inserir as decisões populares no cronograma de obras pela cidade por meio do IPTU Participativo, que inclusive deve ser fomentada de maneira pioneira na região Leste de Rondonópolis a moradora tem opinião formada, “Acho que tem de haver muita organização da parte da comunidade para decidir, mas áreas públicas existem, por exemplo, aqui no Cidade de Deus. Nossa principal reivindicação era um PSF, ganhamos um no final de 2013, creio que agora uma creche é a principal necessidade”, adianta a moradora.

A idosa Alzira Estevão Dantas, de 71 anos, também moradora do Cidade de Deus, elogiou principalmente a opção de poder falar com os enfermeiros, médicos e outros especialistas mais rapidamente no Acampamento. “Eu gostaria que isto acontecesse sempre se possível. Agora temos um PSF, mas muitas vezes tínhamos de ir longe marcar uma consulta, depois tem de esperar a data, fazer o exame, remarcar um encontro com o médico e tudo isto chegou a demorar um ano. Com o povo podendo acompanhar os serviços aqui mais perto, fazer os exames e falar com os médicos é importante. Nossa população é carente, precisa”, defendeu.

A Secretaria de Saúde reforçou os PSFs da região Leste durante o período de Acampamento com mais três médicos da rede pública municipal para atender o aumento da demanda. O planejamento consiste em profissionais de plantão na tenda, identificando casos de hipertensão, diabetes, HIV, Sífilis e encaminhando do público para outros exames que estão ocorrendo nas unidades do Margarida, do próprio Cidade de Deus, Parque das Rosas e Vila Paulista. Ainda no stand, vídeos institucionais tratam sobre vários assuntos e profissionais ficam à disposição para esclarecer dúvidas populares.

No setor da Promoção e Assistência Social, cursos de Inglês Básico, auxiliar de recursos humanos, eletricista industrial, motorista de cargas perigosas e mais 16 opções são ofertados via Pronatec e até aqui são o grande sucesso de procura do Acampamento. Cerca de 80 pessoas já se inscreveram para participarem das aulas que iniciarão em fevereiro na sede do Senai e do Senac. Para ingressarem nas vagas que são limitadas, os requerentes têm de atender diversos critérios socioeconômicos, entre estarem inscritos no CadÚnico e terem renda familiar até três salários mínimos.

O Acampamento funciona com as tendas de atendimentos dos diversos serviços públicos hoje, amanhã e sábado até às 19 horas. No sábado a Secretaria de Cultura leva para o palco o Grupo Sedução e Célia Morel e Banda. Além disso, tem a proposta de descoberta de novos talentos, é só conferir no estande da Cultura e garantir a inscrição.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO