24.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Moradia e a alternativa viável

A situação da moradia em Rondonópolis sempre foi uma questão delicada, a cidade cresceu, mas, a demanda por casas populares não acompanhou esse desenvolvimento do município. Em resumo, não há casas suficientes para todos os moradores, principalmente os de baixa renda morar.
Esse déficit populacional, em tese, já foi bem maior do vemos hoje, mas ainda é grande e acabar ou amenizar esse problema é um desafio de todo os gestores que sentam na cadeira de prefeito.
O atual gestor de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, tem deixado claro essa preocupação com relação à questão habitacional. Pátio investe no setor, busca recursos e corre atrás de novos contratos para reforçar a construção de casas populares na cidade.
Por outro lado, essa correria do prefeito é ainda maior, quando entre a questão de onde fazer esses bairros residenciais para trabalhadores de baixa renda. Recentemente, houve uma polêmica sobre o assunto, um grupo de vereadores ligados ao PSDB não concordaram de forma alguma com a compra de um terreno para a construção de um bairro popular.
Uma das alegações, além da distância, era que o local não contava com a infraestrutura necessária para a construção de um bairro e isso iria demandar mais recursos e aumentar os gastos da prefeitura.
Porém é preciso esclarecer que infelizmente a cidade não conta com áreas públicas nas regiões centrais para a construção de loteamentos populares e a saída mais justa é exatamente essa que o prefeito tomou a decisão de fazer, que é simplesmente comprar um terreno e determinar o inicio do loteamento.
O xis da questão é que terrenos próximos ao centro apesar de terem infraestrutura custam valores os quais o Poder Público, por melhor intencionado que seja, não consegue pagar.
Por isso, apesar de não agradar uma parcela da população, a solução é essa, buscar uma área mais afastada da cidade, onde os valores demandados sejam compensatórios e que ainda será preciso investir em infraestrutura. As informações extraoficiais é que os valores que poderão ser pagos na aquisição dessa área será com preço negociado diretamente com o proprietário do imóvel e que o mesmo estaria disposto a baixar os valores apresentados em sua proposta inicial.
O que o prefeito tem em mente e sabe muito bem é que a população carente de nossa cidade não pode e não deve ficar sem ter onde morar, é por essa tônica que ele demonstra estar trabalhando e talvez, esteja faltando até um pouco de sensibilidade por parte de alguns opositores em entender de forma clara a necessidade de aquisição de uma área como essa.
Vamos aguardar o desfecho dessa história e torcer para que o povo de Rondonópolis, no final saia ganhando.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO