Comitê aprova liberação de máscaras em locais abertos e mantém comprovante de vacina

Em reunião realizada na manhã de hoje (29) o Comitê Gestor de Crise propôs novas mudanças nas medidas de prevenção à pandemia de Covid-19 em Rondonópolis. A principal delas é a liberação do uso facultativo de máscaras faciais em locais abertos, com a manutenção do apresentação do comprovante de vacina.
Integrantes do comitê explicaram que a queda nos números de novos casos, internações e óbitos justificam a flexibilização do uso de máscaras.
Em Rondonópolis vários segmentos vinham pressionando a Prefeitura a abolir integralmente a obrigatoriedade do uso de máscaras – inclusive em locais fechados, públicos e privados.
No entanto, o Comitê avalia que ainda há muitas pessoas não vacinadas e existe o risco do surgimento de novas variantes do coronavírus, sendo necessária muita prudência na suspensão das medidas restritivas e a manutenção de regras que estimulem a imunização de todos os rondonopolitanos.
Outra medida sugerida pelo Comitê foi o início da aplicação da quarta dose de vacinas em pessoas com mais de 70 anos. O reforço da imunização de idosos é recomendado pela Organização Mundial da Saúde e já foi adotado por vários municípios brasileiros.
As decisões do Comitê vão orientar a edição de um novo decreto, regulamentando as alterações.
Eduardo Ramos – da Redação