Uma reunião do Ministério dos Transportes, nesta quarta-feira, 22, definiu o um calendário de ações para solucionar os entraves que existem nas obras de duplicação da BR-163 em Mato Grosso. O encontro com o ministro Antônio Carlos Rodrigues e dirigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da concessionária Rota do Oeste foi solicitado pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), preocupado com o início da cobrança de pedágio na BR-163, prevista para acontecer dentro de 30 dias.
Na reunião, representantes da Rota do Oeste apresentaram um cronograma de atividades, que prevê a entrega de um trecho duplicado de 45 quilômetros nos próximos 30 dias. Wellington, porém, cobrou do ministro medidas que assegurem a manutenção da rodovia, incluindo os trechos com obras conduzidas pelo Governo Federal. Do contrário, segundo ele, fica inviável o início da cobrança de pedágio. “Ninguém vai entender pagar para circular em rodovia ruim” – disse.
Além disso, ficou definido o prazo de manifestação pela ANTT sobre o projeto para que a concessionária da rodovia assuma também a duplicação de 108 quilômetros entre Cuiabá e Rosário Oeste, no médio Norte do Estado. A licitação desse trecho ainda não está concluída. A concessionária também deve assumir as obras pendentes da Travessia Urbana de Rondonópolis, no trecho entre o Trevão e o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além das travessias urbanas de Sorriso e de Nova Mutum.
A pedido de Wellington, o Ministério dos Transportes também elaborou uma programação de pagamentos para as empresas que realizam obras no trecho entre Rondonópolis, no Sul do Estado, até Cuiabá – o que deve, segundo o senador, garantir a continuidade dos serviços. São três estágios distintos, sob a responsabilidade do DNIT: entre Rondonópolis e Jaciara, estão em ritmo lento; entre Jaciara e Serra de São Vicente, em ritmo bastante intenso, a todo vapor; e entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, totalmente paralisadas.
O trecho entre São Vicente e Cuiabá, no entanto, conforme definido na reunião, deverá ser retomado imediatamente. A construtora que venceu a licitação desse lote anunciou a preparação do canteiro de obras, com mobilização de pessoa e maquinário.
“É importante ressaltar que, mesmo diante de todas as dificuldades, a duplicação da BR-163 é tratada pelo Governo Federal como prioridade. E, com muito esforço, estamos buscando os meios de prosseguir com esse grande empreendimento, que representará grandes avanços para Mato Grosso e também para o Brasil” – disse. Além do aspecto econômico, Wellington frisou que a obra tem um grande componente social, já que esse trecho da BR-163, que corta o Estado de Norte a Sul, é responsável por um grande número de acidentes fatais.
Iluminação em Sorriso
Ainda nesta semana foi aprovado, pelo Dnit, o aditivo ao contrato da travessia urbana de Sorriso, que prevê a iluminação do trecho de 14 km, também na BR-163. O secretário de Cidades do município, Marcelo Ferraz, afirma que o edital para início das melhorias será em 30 dias. “Essa autorização do Dnit para que façamos a abertura da publicação é fruto da parceria com o senador Wellington. É uma luta nossa e devemos comemorar, porque a princípio a iluminação não constava no convênio com o Dnit”, conta.