ESF da Vila Rica iniciou coleta de sangue nesta segunda-feira (1)

Inaugurada no fim de 2014, a unidade referência de Estratégia de Saúde da Família – ESF do bairro Vila Rica ganhou nesta segunda-feira (1) um posto descentralizado de coleta para exames. A secretária de Saúde, Marildes Ferreira, argumenta que com a nova estrutura os pacientes não precisarão mais se deslocar até a unidade da Vila Olinda, que era o posto mais próximo, ou até mesmo vir ao centro até o Laboratório Central – Lacen.

Em relação à capacidade de atendimento, a secretária comentou que serão possíveis recolher materiais de até 50 pessoas por dia. “Deslocamos uma técnica em laboratório para o ESF Vila Rica e por dia distribuiremos 50 senhas de atendimento. Isto pode se desdobrar em até 150 exames, porque pode ser que para a mesma pessoa o médico solicite diversas especificações”, explica.

Marildes comenta que o Município já instalou, desde 2013, diversos postos de coleta por várias regiões da cidade. Ela ainda ressaltou que tudo obedece a um trabalho de mapeamento que, inclusive, leva em conta os novos bairros e o crescimento habitacional de cada localidade.

“Tudo isto atende a um pedido do prefeito Percival Muniz, que desde 2013, solicitou que humanizássemos o atendimento. Isto não se trata apenas do enfermeiro e do médico ter carinho com o enfermo, mas sim de dar condições da pessoa ter o conforto de no seu próprio bairro ser consultado, fazer seus exames e receber o resultado ali mesmo, em no máximo, uma semana, dependendo o caso”, pontuou Marildes.

Odontologia

A secretária Municipal de Saúde adiantou também que a partir da próxima semana, já na segunda-feira (8), o ESF Vila Rica iniciará atendimentos odontológicos. “Já temos toda a estrutura montada, com aparelhos que adquirimos com recursos próprios, e nesta semana estamos finalizando o processo de contratação de um profissional. No dia 8, a população, tanto do público infantil como adulto, já poderá ter acesso a este serviço”, informou Marildes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo