Fim de semana de muita festa em Rondonópolis. É o ‘arraiar’ que chegou no espaço Cultural Casario trazendo a 2ª edição do Festrilha – Festival de Quadrilhas do Araguaia que reuniu milhares de pessoas. Foram dois dias de muita música, dança e também competição. Rondonópolis foi a primeira cidade a receber o festival que vai premiar os melhores grupos de dança junina de Mato Grosso no mês de julho.
Quatro grupos de Rondonópolis participaram da competição, sendo eles: Caipiras Unidos, Império Junino, Levanta Poeira e Pavio de Candieiro. E mais dois grupos da região, Os de Fora – de Tangará da Serra e Matutada – de Campo Verde. Três grupos conquistaram a classificação e vão disputar a final junto com outras 15 equipes em Ribeirão Cascalheira, no mês de julho, sendo Caipiras Unidos e Império Junino, de Rondonópolis e Os de Fora, de Tangará da Serra.
A premiação para o melhor Marcador, melhor Rei e Rainha e melhor Casal de Noivos ficou em Rondonópolis, com o grupo Império Junino.
A Comissão Julgadora foi composta por cinco profissionais capacitados, de fora e que não têm ligação nenhuma com os grupos de quadrilheiros da competição. O júri foi responsável por avaliar os seguintes quesitos: coreografia, marcador, figurino, casal de noivos, casamento e casal de Rei e Rainha.
Segundo a Federação Mato-grossense de Quadrilhas – FMTQ, o Festrilha deve seguir com a competição para outras cidades do Médio Araguaia classificando outras equipes. A vencedora da etapa estadual disputará a premiação nacional no Estado do Pará.