O escritor Édson Ceretta lança, no dia 01.03.2024, às 19h30, o seu mais novo livro, “Metamorfose”, na Biblioteca Rachid Mamed. A obra, com 22 contos selecionados e inéditos, está dividida em dois capítulos: com textos mais pesados e sinistros, temos “Casulo”, e com produções mais leves e de luz, a que o autor deu o nome de “Borboleta”. Contraste entre extremos, mutações de personagens, presença da fauna e ligações familiares são marcas do novo trabalho do escritor.
O autor informou que os textos foram produzidos, em sua maioria, entre 2019 e 2021, e organizados em 2022, em pleno período pandêmico da covid-19, com a ideia de tê-los lançados ainda no citado ano. Entretanto, como os recursos só puderam ser liberados na metade do ano de 2023, o livro está sendo trazida ao público, neste princípio de 2024.
Valorizando os opostos, a obra traz textos instigantes e intrigantes. Dela, irromper-se-ão estórias e histórias nevrálgicas, de mistério, aventura, suspense e misticismo, como também hilárias, sensíveis e curiosas. Certamente, o leitor viverá uma jornada de descobertas e transformações.
O livro tem a consultoria literária de Hermélio Silva, profissional do marketing, escritor, com 33 livros publicados, e membro da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL, cadeira nº 6. Já, as imagens, inclusive da capa e da contracapa, são do professor Paulo Branco, que já se fez presente em renomadas revistas, como Bundas (Ziraldo), Playboy, Jornal Pasquim Séc. XXI (Ziraldo). E também em livro, como É mentira Chico! (homenagem a Chico Anísio, coordenado por Ziraldo), Quando eu era criança, de Rubem Alves, Fragmentos – Simone Pedersen, lançado na Bienal de Livro de São Paulo, e tantos outros.
Segundo Martiniano J. Silva, advogado, escritor e membro das Academias Goiana de Letras e Mineirense de Letras e Artes, que prefacia o quinto livro de Édson Ceretta, é: “(…) um livro dotado de narrativas tipicamente do cotidiano, universais, unívocas, redundantemente bem escritas, muito provavelmente primeiro requisito das grandes obras, no caso, queira-se ou não, com raízes literárias já em livros de Júlio Verne (…)”
Ceretta é autor dos livros “À sombra do 13” e “Crisântemo verde – Volume 1”, este lançado em maio de 2023, além de coautor da “Coletânea Aterrorizante” e da “Coletânea poética – Volume 1”.
“Quero alcançar o público em geral, mas a obraatinge também as crianças e os adolescentes, pois por meio de uma linguagem acessível e próxima da realidade deles, muitos dos contos irão prender a atenção de cada um, até o final, quando absorverão a fluidez do texto e o fechamento especial a que me propus neles”, disse Édson Ceretta, sobre o novo trabalho.
O livro “Metamorfose” é objeto do Edital de Seleção Pública nº 06/2022/Secel/MT, o “Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel e do Governo de Mato Grosso.
O projeto prevê a destinação de 500 exemplares para a SECEL/MT, que deverão ser entregues na sede do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso – SEBP-MT.
Por fim, lembremos que serão disponibilizados 30 unidades do livro, para presentear os primeiros convidados que comparecerem ao evento de lançamento, na Biblioteca Rachid Mamed, em Rondonópolis, em 01.03.2024.
Prévia de um dos contos:
“(…) Murilo colocou suas mãos na cabeça, arregalou os olhos e afirmou se tratar de uma coisa apavorante que iria pegá-los e lhes fazer muito mal. Sua voz ecoou tão forte nos ouvidos e na mente de Davi que, na hora, ele entrou em choque. Sentiu um tremor nas pernas, e ficou paralisado.” Do conto “Sombras da noite”.
Sinopse do livro “Metamorfose”:
Dividido em duas partes, o livro traz 22 textos inéditos. De forma angustiante e enigmática, aparecem no capítulo “Casulo”, 11 contos intrigantes pela acidez, nevralgia ou pela face sombria das estórias. Ele também representa uma das fases naturais do processo de transformação de algumas espécies. Na segunda parte, alça voo “Borboleta”, um capítulo que desfila leveza, cores e muita luz, concluindo assim o estágio metamórfico, com a fase adulta. São narrativas que despertarão o seu fascínio e sua curiosidade, levando-o a inesperadas e inexplicáveis mudanças.
Breve perfil do autor:
Édson Ceretta
Gaúcho, de Palmitinho, chegou a Mato Grosso em 2004, e em Rondonópolis em 2016. É servidor concursado da Receita Federal, desde 2015. Graduado em Direito, pela URI – RS, possui especialidades em Ciências Penais e em Educação Inclusiva – Libras.
Romancista, poeta, contista e cronista. É editor e revisor literário, tendo já atuado em mais de duas dezenas de livros de escritores locais e regionais.
Ceretta é também membro da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL, onde ocupa a cadeira nº 12.
Casado com CatianeCeolinCeretta, têm a filha Olívia.
Contatos/redes sociais do autor:
Édson Ceretta: (66) 9-9611-3069.
Hermélio Silva: (66) 9-9675-7275.
– Página do Facebook: https://www.facebook.com/edson.roc.7/
– Instagram: https://www.instagram.com/edson.ceretta.escritor/
Fonte: Da Assessoria