Alunos da Escola CPAC recebem kimono para aulas de karatê

Aulas de karatê e de música ajudam a transformar a vida de cerca de 500 crianças e adolescentes matriculadas na Rede Municipal de Ensino. As atividades extracurriculares são do Projeto Atleta Cidadão do Corpo de Bombeiros – CB, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Rondonópolis em 16 polos da cidade. Os alunos do polo da Escola Municipal CPAC do Conjunto São José receberam os kimonos oferecidos pelo comando do CB durante uma solenidade que reuniu pais e responsáveis pelo projeto, na quadra da unidade, na tarde desta segunda-feira (19).
Os pais da aluna Lucimar Araújo (11) – Elizabete de Jesus Araújo e Zacarias Bezerra – acompanharam a solenidade agradecidos pela oportunidade da filha poder participar do projeto. “Achamos muito importante que ela participe das aulas de karatê porque é uma atividade que vai ajudá-la a ter mais ordem nas coisas que faz. Ela começa a ter compromisso e responsabilidade com tudo na vida. Isso é bom porque nós dois trabalhamos e não temos como acompanhá-la em tempo integral”, observa o pai.
Maria Helena Oliveira do Nascimento – mãe do aluno Manoel Augusto (10) conta que as aulas de karatê estão ajudando a livrar o filho do vício de permanecer o tempo todo concentrado nos jogos de vídeo game. “Agora ele está se tornando um menino mais ativo. Isso é muito bom”, avalia. A diretora da escola, professora Miriam Pinto Moreira, conta que o comportamento de todos os alunos participantes está melhorando a partir das aulas de karatê.
A gerente do Departamento de Ensino Fundamental, Marisa Brescovici Araújo, relata que a mudança de comportamento acontece em todos os polos do projeto. Ela cita o exemplo daquele que atende 106 alunos na Escola Municipal Tancredo Neves. “Os depoimentos que ouvimos dos professores e diretor daquela unidade é que os alunos estão mais concentrados nas aulas e apresentando melhor resultado no processo de aprendizagem, além de terem se tornado mais respeitosos, uns com os outros. Estamos muito satisfeitos com essa mudança de comportamento”, diz.
A presença dos pais na solenidade em plena tarde de segunda-feira, surpreendeu a gerente Marisa Araújo e o comandante do 3º Batalhão do Bombeiro Militar, tenente-coronel BM Vanderlei Bonoto. “Quando os pais se envolvem o resultado é muito melhor”, destaca. Faixa preta em karatê, Bonoto aponta como principal objetivo do projeto o de levar para a vida das crianças e dos adolescentes as propostas das artes marciais de disciplina, bom caráter e respeito pelo outro. Marisa acrescenta que o resultado do projeto vai refletir na sala de aula – no aprendizado e no respeito com o outro.