Município intensifica ações no Dia Mundial de Combate à AIDS

Em todo o Brasil e no mundo o 1º de dezembro é dedicado a luta contra a Aids. Em Rondonópolis a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde desde novembro intensificou as ações de saúde de caráter individual e coletivo, abrangendo promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde no combate à doença.
Segundo Eliane Ormund, gerente do Departamento de Ações Programáticas do Município, a programação de teve palestras, distribuição de materiais educativos, distribuição de preservativos, exames e orientações em escolas, empresas e unidades de saúde.
“A atividade desenvolvida neste período tem como objetivo estimular a reflexão contra o preconceito e desmistificar a falsa impressão de que a AIDS só afeta o outro, distante da percepção de que todos nós somos vulneráveis”, disse.
Estes serviços de saúde ao mesmo tempo que vinculam e acolhem as pessoas com diagnóstico positivo para HIV, oferece tratamento, aconselhamento individual, acompanhamento e insumos de prevenção (preservativo masculino, feminino e gel lubrificante), com foco na melhoria da qualidade de vida e na garantia do direito à saúde
No Brasil existem hoje cerca de 720 mil pessoas infectadas pelo HIV, sendo que destas, 150 mil desconhecem sua situação sorológica. Para tanto tem-se usado como principal estratégia o diagnóstico precoce do HIV através de Teste Rápido e exame laboratorial que no município é realizado em todas as Unidades de Saúde.
A data
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.