22.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Medeiros se reúne com Moro e cobra investimentos para combater o tráfico em MT

O senador e deputado federal eleito José Medeiros (Pode) se reuniu com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, nesta terça-feira (29), para discutir medidas estratégicas de combate ao crime organizado e para cobrar melhorias nas condições de trabalho das forças federais de segurança como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Medeiros pontuou pontos específicos que precisam ser intensificados e se colocou à disposição do ministro no legislativo.
O futuro deputado defendeu para Moro a importância vital de Mato Grosso ser o maior foco de investimento deste momento de enfrentamento ao crime organizado. “Reiterei para o ministro que não adianta mais “enxugar gelo” nas cidades brasileiras se não tiver uma política de segurança que de fato combata o tráfico de drogas. As drogas e o armamento que abastecem boa parte do crime organizado em nosso país entram por Mato Grosso por uma fronteira seca de mais de 750 quilômetros, em uma região de 29 municípios próximos a Bolívia, ou seja, é muito mais eficaz atuarmos no atacado. Felizmente, o ministro nos garantiu que vai atuar no combate ao tráfico e que o nosso estado será prioridade do Governo Federal”.
Para reforçar o combate ao crime, Medeiros solicitou o envio para o sistema de segurança de Mato Grosso de novos helicópteros, mais tecnologia e evolução das corporações fronteiriças para ser possível estancar o problema. “No ano passado, as forças de segurança apreenderam mais de 12 toneladas de drogas em Mato Grosso. Este trabalho representou resultados 300% maiores que quatro anos atrás. Em 2014, foram menos de 3 milhões de toneladas retidas e essa evolução foi fruto de uma intensificação da fiscalização de fronteira. Mas ainda temos poucos homens, precisamos de mais estrutura para o trabalho de inteligência e monitoramento. A notícia boa é que o ministro compactua deste propósito”, garantiu.
Ao lado do procurador de Justiça de Mato Grosso, Paulo Prado, que também participou da reunião com o ministro Moro, o senador defendeu a importância de se avançar na desburocratização do registro de ocorrências. “É preciso dinamizar esse processo e quem atua ou atuou nesta realidade sabe bem disso. Um policial rodoviário ou um policial militar necessita, por vezes, de ficar travado horas em um trabalho de flagrante até que consiga, por meio do despacho de um delegado, executar a ocorrência. Estabelecer o ciclo completo da polícia é uma necessidade evidente, significa um serviço mais ágil e eficaz entregue ao cidadão”, finalizou o parlamentar.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO