22.9 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Medeiros pede e Serra encaminha trabalho de aproximação com países de fronteira

Brasília – O senador José Medeiros (PSD/MT) pediu ao ministro das Relações Exteriores, José Serra, a aproximação do Governo Federal com os países fronteiriços do Brasil, sobretudo os de fronteiras secas, como é o caso da Bolívia. A intenção é que o Itaramaty faça a ponte com os países para que seja dado encaminhamento a políticas de interesse mútuo. As grandes preocupações do senador são o combate ao tráfico de drogas e o melhor uso das hidrovias para escoamento de produtos.

Com a experiência de quem participou de diversas operações de fronteira, ainda enquanto Policial Rodoviário Federal (PRF), o senador afirmou que com seus vizinhos sendo os maiores fornecedores de drogas o Brasil só conseguirá montar a verdadeira contenção se conseguir atacar o nascedouro de tudo, ou seja, o entrelaçamento de políticos com os países de origem das mercadorias ilegais.

“Esta situação é extremamente sensível porque um depende do outro. Em Mato Grosso, estamos muito próximo a Bolívia e as vezes nos sentimos enxugando gelo no combate ao tráfico de drogas, por exemplo. Isto me parece o combate ao mosquito da dengue. Você pode limpar sua caixa d’água, eliminar os reservatórios de água no seu quintal, mas se o seu vizinho não fizer o mesmo nada vai adiantar seu esforço”, considerou.

Bancada – Medeiros adiantou que Serra se prontificou a montar uma pauta incluindo os líderes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para definir as políticas de aproximações e prioridades. “O ministro vai convocar a bancada dos dois estados e vamos discutir. Tenho certeza que isto é um assunto que é de interesse de todos. Temos grandes mananciais que ocupam nosso território e se expandem até nossos vizinhos e, no entanto, não são aproveitados como deveriam para a fortificação da economia de ambos. Vamos debater”, finalizou o senador.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO