Rondonópolis inaugura Centro de Atendimento à Mulher

A vila Itamaraty e as mulheres de Rondonópolis ganharam na manhã da última sexta-feira (2) uma clínica especial de atenção. O Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher – Caism foi inaugurado com a presença da população, vereadores, o bispo diocesano Dom Juventino, secretários do governo municipal e o prefeito Zé Carlos do Pátio. O Caism recebeu o nome de Maria Carolina Felipe – Calú, uma mulher que segundo o prefeito é um exemplo de vida para todos.

A unidade recém implantada para atender de segunda à sexta-feira envolve 31 profissionais entre enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos e servidores administrativos. Os centros de atendimento e do Programa Saúde da Família – PSF de Rondonópolis são os responsáveis de realizar o cadastramento das mulheres e as enviarem para os exames, dentre eles mamografia. O público alvo é de mulheres vítimas de violência doméstica, com quadros de câncer e gestantes de alto risco.

O Prefeito reitera que ver o Caism funcionando é um reflexo do crescimento da atenção à mulher. Pátio diz que fatores paralelos confirmam esta tese, especialmente na área da saúde. “Contratamos ginecologistas e estamos ampliando nossas unidades como, por exemplo, o Laboratório Central”, frisou. Além disso, após o seu já declarado licenciamento, o que deve ocorrer também nesta sexta, a vice-prefeita Marília Salles assume como a primeira mulher a comandar o executivo de Rondonópolis. “A Marília agora vai fazer história. Das 6000 casas que vamos entregar a maioria é no nome de mulheres”, afirmou Pátio.

O vereador Dr. Manoel da Silva é um dos políticos que lutaram pela construção de um centro especializado em cuidar das mulheres. Na inauguração ele tratou de confirmar a importância do Caism. “Hoje é um sonho realizado para mim. As mulheres necessitam de um atendimento melhor por parte da saúde pública. O Caism vai de encontro a tudo isso”, conclui.

Fonte:ASCOM/Rondonópolis

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo