24.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Mauro Vieira diz que não há nova previsão para a retirada dos brasileiros da Faixa de Gaza

ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta sexta-feira (10) que a situação na Faixa de Gaza não permite prever a saída dos 34 brasileiros que continuam aguardando para deixar o território palestino. "A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, ou amanhã, ou quando. É uma região conflagrada, e são inúmeras as questões que dificultam a abertura", disse o ministro.

"A primeira fase da operação foi bem-sucedida, tendo sido possível repatriar cerca de 1.400 brasileiros que se encontravam em Israel. Temos agora uma lista de 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, que receberam, por instrução do presidente Lula, toda a atenção e todo o cuidado. A lista com os nomes de todas as pessoas está em poder das autoridades envolvidas", acrescentou o chanceler.

Vieira assegurou que tem mantido contato com as autoridades envolvidas para que os brasileiros consigam cruzar a fronteira. 

O secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Leonardo Nogueira, chegou a afirmar nesta quinta-feira (9) que não havia previsão para a repatriação dos brasileiros. Na quarta-feira (8), a passagem de Rafah foi fechada, e a população, incluindo brasileiros, não estava autorizada a deixar o território palestino.

O Itamaraty informou, na manhã desta sexta, em uma rede social, que o grupo aguarda no posto fronteiriço de Rafah desde as 7h da manhã (horário local, 2h no horário de Brasília), à espera de chamada para a entrada no Egito e a posterior repatriação.

Na noite de quinta, o Ministério das Relações Exteriores informou que o chanceler Mauro Vieira falou por telefone com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen. "[Ele] assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã", disse o Itamaraty, em nota publicada em uma rede social. 

Na quarta-feira (8), a passagem de Rafah foi fechada, e a população, incluindo brasileiros, não estava autorizada a deixar o território palestino. Ainda de acordo com o Itamaraty, a maioria dos que faltam ser repatriados ao Brasil é de menores de idade.

Fonte: R7

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO