GERAL

Joselito Pereira da Silva “Zelito Sapateiro” O freguês da feira da Praça dos Carreiros

Joselito Pereira da Silva, 64 anos natural de Poxoréo, casado com Maia José da Silva, ambos tem três filhos Claudio Pereira da Silva, Claudia Maysa da Silva e Claudinéia Pereira da Silva. Cinco netos fazem a felicidade dos avós. Joselito mudou-se para Rondonópolis quando ainda era criança. Na adolescência procurava uma profissão que pudesse montar o seu próprio ramo de negócio. E assim foi, aos 16 anos de idade incentivado pelo colega o sapateiro Piza resolveu montar a sapataria.
JORNAL FOLHA REGIONAL; VOCE QUE ACOMPANHOU DE PERTO O CRESCIMENTO DE RONDONÓPOLIS DURANTE ESSES ANOS TODOS, O QUE TE MARCOU MAIS NESSA QUESTÃO?
Zelito; Sem dúvida o ponto alto do crescimento de Rondonópolis começou com a feira da Praça dos Carreiros. Os feirantes vinham de vários lugares com suas mercadorias em carros de boi para serem vendidas aqui. Vinha gente de Poxoréo, Jarudore, Guiratinga, essas cidades eram cheias depequenos produtores rurais. Muitos criavam bois, carneiros, porcos, galinhas e traziam para serem vendidos aqui.
JFR; O QUE REPRESENTAVA A FEIRA PARA A SOCIEDADE RONDONOPOLITANA DA ÉPOCA?
Zelito; A feira na verdade era também um grande encontro de amigos e compadres, traziam-se as notícias das cidades vizinhas. Laços, vínculos de grande amizade que se tornavam depois em festejados casamentos em nossa região. Com a feira da Praça Carreiros, descobriiu-se a vocação de Rondonópolis para esse grande desenvolvimento que a cidade vive. Era um ambiente de convivência com a natureza, havia também uma mangueira na Rua Otávio Pitaluga com a Mal. Rondon, sempre com a presença dos índios Bororos.
JFR; QUAL A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA SUA VIDA?
Zelito; Eu sempre brincava quando era jovem, que eu me casaria só se fosse com mulher goiana. E eu tive que ir pra Goiás e acabei conhecendo a minha esposa, elaé natuiral daquele estado e nós casamos aqui em Rondonópolis. A família tem uma importância fundamental na estabilidade do homem. É necessário que as pessoas prestem bastante a atenção nos pequenos detalhes dentro de casa, e dê a sua colaboração a esposa e filhos. Os pequenos detalhes influenciam na felicidade do casal, e acima de tudo ter muita paciência em todas as situações.
JFR; NA SUA OPINIÃO NOS DIAS DE HOJE O QUE MAIS FAZ FALTA EM RONDONÓPOLIS?
Zelito; Um bom atendimento na Saúde, o atendimento é um grande problema, o povo paga seus impostos, e a saúde tem um atendimento precário. Essa é uma questão fundamental que está faltando para o bem estar e a qualidade de vida dos rondonopolitanos, a saúde do jeito que está machuca a gente.
JFR; RONDONÓPOLIS NA SUA TOTALIDADE ESTÁ DENTRO DAS SUAS ESPECTATIVAS NA QUESTÃO DESENVOLVIMENTO, O QUE REPRESENTA DEUS PARA O ZELITO, E QUAL É O SEU TIME DO CORAÇÃO?
Zelito; Surpreedente, nós não esperavamos esse avanço todo em tão pouco tempo, hoje quando você sai num horário de pico dirigindo pelas ruas da cidade encontramos grandes engarrafamentos. Deus é o grande ser criador do céu e da terra, nos dá essa força, Deus é tudo. O meu time do coração é o União, eu carrego no peito um medalhão com símbolo do Campeão de 2010, e no Rio de Janeiro eu sou Botafoguense.
Da Redação
Denis Maris

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo