29 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Mato Grosso receberá investimentos de R$ 70 milhões do PAR da Educação

O Programa de Ações Articuladas (PAR), que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), possibilitará cerca de 70 milhões de reais em investimentos na Educação Pública em Mato Grosso, nos próximos dois anos. A partir deste ano devem ser investidos 26 milhões de reais e outros 45 milhões serão aplicados em 2009.

Com os recursos, serão feitas ações como a construção de escolas rurais e indígenas, ampliação de laboratórios de informática, formação continuada dos profissionais da Educação, aquisição de livros e produção de material didático-pedagógico. Os recursos do PAR são federais e incluem contrapartidas de 10% do governo do estado.

O PAR é uma ferramenta de gestão que viabiliza apoio financeiro e pedagógico do MEC aos estados e municípios. Para que os recursos fossem liberados, o ministério condicionou que os municípios fizessem um diagnóstico de sua situação e os conseqüentes planos de intervenção. Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou uma equipe para apoiar os municípios nestas ações, o que foi feito em parceria com a UFMT.

Os primeiros frutos desse trabalho já estão ocorrendo, com investimentos de aproximadamente 26 milhões de reais, que já foram realizados ou devem iniciar ainda este ano. Foram feitos nove eventos de formação continuada de profissionais da Educação, incluindo a habilitação de professores indígenas. Estes cursos abrangeram áreas como: Altas Habilidades/Superdotação; Libras; uso de tecnologias na Educação e identificação de barreiras. Também foram liberados recursos para a formação de professores que vão atuar no Ensino Médio Integrado/Proeja.

Um dos convênios do PAR, assinado em junho, no valor de 10,3 milhões de reais, irá viabilizar a construção de 30 escolas indígenas. Através de outro convênio, cujas obras serão iniciadas ainda este ano, serão investidos 6,2 milhões de reais na reforma de 20 escolas.

Do total de investimentos a serem feitos pelo PAR, é do deputado federal por Mato Grosso, Carlos Abicalil (PT), uma emenda no valor de R$ 23 milhões.

Para 2009, está prevista a ampliação de laboratórios de informática em 27 escolas estaduais. Também a construção de sete escolas rurais e da sede própria de oito Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros).

“Esse avanço está sendo possível graças ao bom entrosamento com o governo federal e aos projetos que Mato Grosso apresentou”, destaca o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa.

Secon

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO