Diversas pessoas já estão participando da Campanha para Doação de Medula Óssea

Nesta quarta-feira (7) e quinta-feira (8) no Auditório do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas acontece a campanha para aumentar o número de cadastrados no banco de doadores de medula óssea. A Prefeitura de Rondonópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde é realizadora do evento em parceria com o Hemocentro de Cuiabá.
A coleta de sangue está realizada das 7h até às 21h. Na ocasião, os possíveis doadores farão o preenchimento de uma ficha de cadastro e doarão também uma amostra de 5 ml de sangue.
Para Edimara Tereza Xavier, que trabalha na Secretaria de Educação e é estudante de direito, a sensação de poder estar ajudando alguém é emocionante. “No momento da coleta fiz pensamento positivo para que alguma pessoa possa ser compatível com o meu sangue. Eu tento me colocar no lugar de alguém que esteja precisando e quero encorajar as pessoas a virem até aqui, não tem fila, não dói, é rápido, mas o principal é que podemos estar salvando uma vida”, relata.
Adriana Cristina de Souza Rodrigues, advogada, professora da Unic e que também está trabalhando como voluntária na campanha conta que há dois anos fez a coleta de sangue e que aproximadamente vinte dias atrás recebeu a notícia que tinham encontrado alguém compatível com a sua medula.
“É uma emoção indescritível você receber uma ligação e ouvir que você tem a oportunidade de salvar alguém, foi a mesma sensação que tive quando descobri que estava grávida. Após a ótima notícia que recebi do Inca, já no outro dia o Hemocentro de Cuiabá me ligou e agendou uma nova coleta para realizarmos novos exames e analisar se minha saúde não teve nenhuma alteração. Ocorrendo tudo bem já no próximo mês eu posso fazer o transplante de medula”, disse.