24.2 C
Rondonópolis
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Mato Grosso participa do 3º Salão do Turismo em São Paulo

A mujica de pintado e a maria isabel, que fazem parte da rica gastronomia mato-grossense, o artesanato regional, os produtos vindos da agricultura familiar, as manifestações culturais e roteiros turísticos que vão do Pantanal às grandes fazendas de Mato Grosso estarão presentes no 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que começa nesta terça-feira (17.06) e termina no dia 22, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo.
As pessoas que visitarem o estande do Estado, que será coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) poderão conferir 3 roteiros diferentes. O “Pantanal – Amazônia”, onde o turista poderá conhecer desde as belezas da fauna e da flora da maior planície do mundo até as riquezas escondidas na floresta Amazônica, com toda sua exuberância e mistérios. O visitante poderá optar ainda pelo roteiro “Travessia Pantanal” onde ele poderá verificar de perto a vida selvagem, observar aves raras e contemplar cada momento – do nascer ao pôr-do-sol – deste santuário ecológico. Já considerado um caso de sucesso no Salão do Turismo, Mato Grosso vai apresentar também o “Turismo Tecnológico” que oferece as pessoas a oportunidade de visitar as grandes fazendas de plantação de soja e algodão e conferir cada detalhe de toda a cadeia produtiva.
O Estado vai apresentar ainda o trabalho desenvolvido por duas cooperativas de agricultura familiar, a Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Pontal da Amazônia (Cooperagrepa) e a Cooperativa de Extração de Castanha do Brasil (Cecab). A Cooperagrepa, que foi fundada em 2003, hoje tem 450 famílias de 11 estados da região Norte, que produzem 3 produtos: guaraná ralado, açúcar mascavo e castanha do Brasil. Desde o ano passado a cooperativa exporta parte da produção para Holanda, Alemanha, Peru e China. Por ano são produzidos 18 toneladas de guaraná. O lucro é dividido entre os cooperados.
A Cecab é formada por 25 mulheres que há 3 anos começaram a industrializar a castanha do Brasil que hoje é a principal fonte de renda dessas famílias. Cerca de 80% do que é produzido é vendido diretamente ao consumidor. Além da castanha natural a cooperativa inovou ao desenvolver o produto com sabores, ao todo são 14 tipos, que vão desde a castanha defumada a coberta com chocolate. Os produtos tiveram uma grande aceitação durante a 15ª Festa Internacional do Pantanal, que aconteceu em maio. “Para nós participar do Salão do Turismo é uma oportunidade ímpar de fazer negócios. Vamos mostrar nosso produto para o Brasil e se possível para o exterior”, diz entusiasmado Albino dos Santos Filho, presidente da cooperativa.
Mato Grosso vai lançar durante o evento um guia com os roteiros turísticos do Estado e um vídeo da comunidade do São Gonçalo Beira Rio. O artesão cuiabano Alcides Ribeiro dos Santos estará apresentando seu trabalho. Ele vai mostrar como transforma a madeira na viola-de-cocho, instrumento de som que é o símbolo da cultura mato-grossense.
Evento – A abertura oficial ocorrerá na terça-feira (17), às 19h, com presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, ao lado de prefeitos, governadores e autoridades do setor. No dia 18, a partir das 14h, o 3º Salão do Turismo estará aberto ao público. Acesse a programação no site www.salao.turismo.gov.br.
Assessoria SECOM

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO