Natural de Rondonópolis, mais precisamente da região da Grota Sêca, dona de uma forte personalidade, não deixa para amanhã o que pode ser dito hoje, com sua franqueza construiu uma trajetória de vida com muito trabalho, e por isso passou por muitas experiências. Vamos conhecer um pouco mais sobre a caminhada desta querida rondonopolitana funcionária pública Maria Raquel Garcia.
Jornal Folha Regional: Do que mais você se recorda do seu período de infância?
Raquel: A infância nos traz boas lembranças, eu cresci com meus três irmãos Joneliza, Laura e Saulo, meus pais João Ubirajara Garcia e Eliza Conceição Garcia eram muito dedicados e sempre nos deram apoio diante daquilo que precisávamos. Posso dizer que foi um momento em que eles ultrapassaram algumas barreiras, mesmo diante das dificuldades nós sempre tivemos uma infância alegre. O que mais me recordo na infância é da dedicação e apoio do meu pai a família.
JFR: O seu pai João Garcia esteve muito presente no meio político na nossa região sul, o que ele representou na sua vida?
Raquel: Meu pai foi uma pessoa extraordinária, tinha um talento especial para o trabalho que realizava, ele tinha a profissão de Marceneiro, fabricava carroceria de caminhões e mobiliário em geral. Ele era natural de Rio Verde Goiás, teve uma passagem muito importante na cidade de Itiquira onde atuou na política e fez muitas amizades. Ele trabalhou com Moisés Feltrin, Afro Stefanini, Zanete Cardinal, Barreto e o Dr. Welington Fagundes. Ele foi muito importante na vida de todos nós, e nos deixou um grande exemplo era fiel aos amigos por quem tinha um grande respeito ao par de sua inabalável honestidade.
JFR: Qual era o seu sonho de infância?
Raquel: Meu sonho era ser artista pintora de quadros e cantora, mas fico feliz por que tenho na família um grande artista o meu primo Mando Nunes a quem muito admiro.
JFR: Você passou por muitas atividades no trabalho, exerceu várias funções até chegar a Câmara Municipal, fale um pouco sobre esses momentos:
Raquel: Eu tive muitos empregos, dentre eles fui babá, dos 11 anos aos 15 trabalhei na Cerealista Zezé no distrito industrial, trabalhei também no Banco Econômico durante dois anos, na empresa Covap no setor contábil como auxiliar administrativo, onde permaneci durante dois anos. Trabalhei também no comércio, na Loja Riachuelo na seção de cadastro, na Esplanada Tecidos, no Lojão do Queima, na Loja Rainha do Lar. Fiz o curso de cabeleireira, trabalhei na profissão por um curto período, passei também pelo setor de educação dei aulas no pré primário e no primário do município durante três anos. Nesse período em que eu estava na educação, surgiu o concurso da Câmara Municipal, fiz a minha inscrição prestei o concurso e fui aprovada.
JFR: Como você se sente hoje na função pública no legislativo rondonopolitano?
Raquel: A função pública é gratificante, nos dá estabilidade é preciso ter muita paciência e determinação, é olhar mais para a necessidade do outro do que pra nós mesmos, estou há 15 no cargo de Assistente do Legislativo. Prestei a minha contribuição durante 6 anos ao Conselho da Mulher, momento em que tive o apoio da ex vereadora Mariúva e da Sandra Raquel. Eu me interessei pela causa do Conselho da Mulher por que também fui vítima e decidi abraçar a questão.
JFR: Qual a importância da família na sua vida?
Raquel: É o que a grande maioria fala, o que seria do mundo sem as famílias? Eu fui casada durante 16 anos tenho um casal de filhos Jean e Janaina tenho muito orgulho de ambos, sou avó tenho 3 netos.
JFR: O que você destacaria como momentos mais importantes dessa sua trajetória?
Raquel: Hoje eu me sinto realizada e por todas as funções pelas quais que passei fiz grandes amizades que serviu para o meu amadurecimento. Nós aprendemos no dia a dia através da convivência com as pessoas, e assim aprendemos a respeitar as diferentes personalidades, podemos ter a certeza de que amanhã seremos bem melhores do que hoje. É difícil destacar um momento, todos foram muito importantes nessa caminhada. Quero terminar a faculdade o meu curso é Secretariado Executivo, ele está também inserido nesses momentos mais importantes da minha trajetória.
JFR: Nós agradecemos a sua atenção para com a nossa reportagem, e para encerrarmos esta entrevista a nossa última pergunta: A quem você gostaria de agradecer, e qual a mensagem que você deixa aos jovens rondonopolitanos?
Raquel: A todos que me apoiaram em minhas atividades pelas quais passei, agradeço aos meus filhos e a todos os colegas do legislativo. Aos jovens eu digo que é preciso ter foco, disciplina, enfrentar a vida construtivamente sem medo de ultrapassar as barreiras e alçar grandes voos, felicidades à todos.