25.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, outubro 11, 2024

Maria Pereira da Silva – Do seu interesse pela dança na juventude ao trabalho de recepção no Poder Legislativo

Natural da cidade de Vila Nova no Estado de Goiás, ela e seus familiares contribuíram com o desenvolvimento de vários segmentos da sociedade rondonopolitana. Como exemplo citamos o tradicional fotógrafo Israel Pereira da Silva um dos seis irmãos da querida funcionária da Câmara Municipal de Rondonópolis, que no mês de Março próximo estará completando 45 anos de bons serviços prestados a instituição. A pesar de ser uma pessoa introspectiva, deixou transparecer a sua emoção ao se lembrar dos momentos felizes de outrora.
Jornal Folha Regional: Como transcorreu a sua infância em Rondonópolis?
Maria: Foi um período de alegria, de muita união entre os irmãos sempre com a presença e apoio dos meus pais. Eu cheguei aqui em Rondonópolis com 4 anos de idade, aos poucos fui tomando consciência e já na adolescência pude sentir a importância desta cidade que estava se preparando para crescer.
JFR: Fale um pouco sobre os seus familiares e os estudos preliminares no sistema educacional da época:
Maria: Meu pai José Pereira da Silva era jardineiro de profissão, e minha mãe Ana Raimunda da Silva cuidava de todos nós: Israel Pereira da Silva, Manoel Pereira da Silva, Aristéia Pereira da Silva, Adontina Pereira da Silva, Alaíde e eu Maria. Praticamente todos nós estudamos no Colégio Sagado Coração de Jesus, no EEMOP e no Emanoel Pinheiro antigo gruo escolar.
JFR: Qual era a maior diversão dos seus irmãos durante a adolescência?
Maria: A nossa diversão maior em Rondonópolis era o cinema, que nós chamávamos naquela época de “poeirinha”, quem estava aqui nas décadas de1960/1970 certamente conheceu o Cine Teatro Ypê que ficava na Av. Cuiabá. Nós frequentávamos também os grandes bailes da Banda Marinho e seus Beat Boys na AABR, onde posteriormente o Canadá Clube, hoje extinto. Confesso que sempre fui apaixonada por dança, e procurava marcar presente em todos os bailes.
JFR: Como foi o seu ingresso como funcionária do Legislativo Municipal ?
Maria: Antes quero dizer que o meu primeiro emprego, foi aqui na Câmara Municipal, na época em que eu entrei havia poucos funcionários, inicialmente eu trabalhei com Antônio Frange, Mara Lucia, Clovis Roberto e João Gomes. O presidente da Câmara era Getúlio Balbino Guimarães, eu entrei para trabalhar no Legislativo mais precisamente no dia 02 de Março de 1979.
JFR: Como transcorreram esses 45 anos de atividades como telefonista, importante função da recepção para o bom desempenho nos serviços do legislativo atendendo a todos os segmentos da sociedade rondonopolitana?
Maria: Eu sempre amei tudo o que faço, nós passamos por muitas mudanças de endereços, novos prédios, mas sempre atendi a todos com muito carinho e atenção. Eu quero dizer que todos os vereadores, presidentes do legislativo que passaram e os atuais cada qual com o seu estilo, sempre me deram especial atenção e tiveram um grande respeito pelo meu trabalho. É gratificante chegar aos meus 45 anos de atividade funcional nesta maravilhosa Câmara Municipal, aqui na minha função vi a cidade de Rondonópolis se desenvolver.
JFR: O que representa a cidade de Rondonópolis para a cidadã Maria Pereira da Silva?
Maria: Rondonópolis é muita comentada positivamente por todos, mas é emocionante falar de Rondonópolis, ela é também a extensão da nossa casa. Aqui vivemos e aprendemos e assim construímos um mundo melhor a cada dia.
JFR: Qual é a importância da família nessa sua jornada de 45 anos de trabalho e exemplo de dignidade?
Maria: Eu tenho 3 filhos: Domingos Sávio, Luciléia e Lucilaura, a família é o porto seguro principalmente para a educação do ser humano, na formação do caráter e na construção da cidadania.
JFR: À quem você gostaria de agradecer por ter apoiado a sua função em algum momento da sua vida?
Maria: Eu agradeço especialmente ao saudoso vereador Manoel José da Silva, a minha família e a todos os vereadores e meus colegas de trabalho. Digo que a Câmara Municipal de Rondonópolis é a casa do povo.
JFR: Muito grato pela entrevista e preciosa atenção, parabéns pelos 45 anos de atuação junto ao legislativo rondonopolitano.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO