POLÍTICA

Prefeitura finaliza formação para profissionais que atuam com usuários de crack e familiares

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou na tarde desta terça-feira (10), o processo formativo para os profissionais que trabalham com usuários de crack e seus familiares.

Os encontros tiveram a finalidade de aproximar os diversos segmentos envolvidos com esses pacientes, fomentando o programa em rede e os conhecimentos básicos para a realização do trabalho dentro de cada órgão, esclarecendo dúvidas quanto aos encaminhamentos desses usuários e a abordagem dos mesmos.

O processo formativo incluiu o Sistema Único de Saúde – SUS, Assistência Social, Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Sistema Socioeducativo e Hospital Paulo de Tarso.

Para Rafaela Marques Monteiro, psicóloga e gerente do Programa de Saúde Mental e Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, esses encontros são fundamentais para o pleno funcionamento desses serviços.

“Buscamos por meio dos encontros, incentivar o trabalho em rede, para que todos os profissionais se conheçam e se informem sobre a função que estão realizando, para que possam passar aos pacientes todas as possibilidades disponíveis para o tratamento e amparo familiar, sanando dúvidas quanto aos encaminhamentos e como proceder”, conclui.

Maira Fabiana de Jesus Delgado, psicóloga do Socioeducativo, destacou a formação como um aprofundamento das problemáticas de cada instituição, possibilitando uma análise dos pontos fracos de cada uma, ampliando o conhecimento de todos os serviços disponíveis aos usuários e seus familiares. “Só através do processo formativo e da reflexão, que mudamos algumas práticas antigas e vemos os erros que por diversas vezes acontecem por falta de informação.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo