ECONOMIA

Preço do etanol assusta consumidores em Rondonópolis

Hoje a gasolina já tem 27% de álcool anidro misturado a gasolina, com o decreto de Temer, o índice de mistura subirá escalonadamente até 30% em 2.022, e 40% em 2030. O preço do etanol em recente pesquisa divulgada pela Agência Nacional do Petróleo aumentou em 17 estados, recuou em 08 e no Distrito Federal, e se manteve no Estado do Amapá.
Em mato Grosso estado onde o etanol hidratado segue sendo o mais competitivo, o biocombustível foi vendido em média por 60,6% do preço da gasolina, o que indica uma piora na sua competitividade, já que a relação era de 60,5% na semana anterior. O preço médio de ambos os combustíveis diminuiu na última semana, porém a redução do valor da gasolina foi maior, culminando na perda de competitividade do etanol.
Em Rondonópolis os consumidores reclamam dos sucessivos aumentos em curto espaço de tempo, em menos de 10 dias o etanol aumentou 5 vezes. O litro do etanol é um dos mais caros do estado, nos postos sem bandeira chega a R$ 3,29 já nós postos de bandeira chega a R$ 3,39. Pelo visto os consumidores não tem pra onde correr, terão de conviver com aumentos sucessivos de preço do etanol, o decreto presidencial é parte da agenda da Agência Nacional do Petróleo instituição que autoriza o sobe e desce dos valores dos combustíveis.

Denis Maris

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo