Obra ‘grandiosa’ em saneamento atenderá Rondonópolis nos próximos 20 anos

O município de Rondonópolis será contemplado com a ampliação do abastecimento de água que irá beneficiar milhares de moradores na cidade. Esta ampliação só será possível em razão da construção de adutora, que já está na 2ª etapa, onde serão 3.675 metros e custa R$ 1.996.114.23. A obra no total terá 5.157 metros construídos. Para que esta realidade seja possível, a equipe do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) tem concentrado esforços para dar celeridade à obra que atualmente está percorrendo a região central.
A obra que trará enorme benefício ocasiona alguns pequenos transtornos, mas que irá atender ao crescimento da cidade nos próximos 20 anos. A obra consiste em fazer a ligação direta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Lions até o Centro de Reservação do Monte Líbano, assim, a adutora não terá nenhuma ligação ao longo do percurso e o objetivo final é aumentar a distribuição de água no Centro, Vila Operária e Aeroporto, que vem aumentando a demanda nos últimos anos.
Para o engenheiro civil e técnico do Sanear, Dalton Monteiro Virgílio, a obra irá aumentar a produção de água em Rondonópolis, e essa adutora seria como colocar uma nova ‘artéria’ para fluir mais água. “Essa adutora vai dar mais capacidade para atendimento do município, que cresceu nos últimos anos. Mas o objetivo é atender nos próximos 20 anos a demanda que venha existir, e, além disso, desligar todos os poços tubulares que existem”, explicou Dalton Virgílio.
A obra da adutora foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira parte já teve um trecho construído de 1482 metros, entre o Centro de Reservação do Monte Líbano e o Fórum, além de ter uma parte realizada no bairro Vila Aurora.
A obra teve início no Centro de Reservação do Monte Líbano. E está descendo pela Rua Otávio Pitaluga até chegar à avenida Leopoldina de Pinho Carvalho, onde a adutora irá entrar pelo lado esquerdo e atravessar as ruas Barão do Rio Branco e Dom Pedro II. Por fim a obra vai entrar Rua Domingo de Lima e seguir direto para ETA na Lions.
Essa é a segunda adutora sendo implantada em Rondonópolis, sendo que a primeira tem cerca de 40 anos. De acordo com a equipe técnica, em breve será colocado para funcionar a ETA 2 no município. Atualmente, a ETA-1 funciona com a capacidade de 380 litros/segundo. Com a duplicação, o total produzido pode chegar a 1000 litros/segundo. Devido esse grande volume, apenas uma adutora não suportaria a vazão.
De acordo com a equipe técnica, a obra tem previsão para acabar em outubro de 2017. E ela possui duas fases críticas, sendo que a primeira já está acontecendo, que é passar pelo centro devido ao grande fluxo, o que tem causado transtornos para os motoristas e lojistas. E a segunda fase será logo após atravessar o rio Arareau, pois a região possuiu muitas rochas, o demanda um trabalho maior.
A cidade correu o risco de perder os recursos para a realização desta obra em razão da desistência da primeira empresa que venceu a licitação, mas o município recorreu ao Ministério das Cidades para que o prazo fosse estendido e a obra tivesse continuidade com uma nova empresa.