23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Mais de 8,5 mil urnas começam a ser lacradas para as eleições em MT

FONTE: G1 MT
A 19 dias das eleições, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) começaram a lacrar as 8.562 urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo dia 5 de outubro em todo o estado. Somente entre esta terça (16) e quarta-feira (17), 443 urnas devem ser preparadas na sede do Tribunal para atender as cidades de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e Nossa Senhora do Livramento.

De acordo com o coordenador de sistemas eleitorais do TRE-MT, Salomão de Souza, as urnas são configuradas uma a uma com intuito de garantir segurança na votação e na apuração. Ao todo Mato Grosso possui 7.553 seções eleitorais e, conforme a Justiça Eleitoral, o procedimento nas urnas eletrônicas deverá ser concluído até o dia 26 de setembro. Os cartórios no interior são responsáveis pelo lacre, onde as urnas ficarão armazenadas até o dia 4 de outubro, quando será feita a distribuição pelas 60 zonas eleitorais em parceria com os Correios para a votação, que ocorrerá no dia seguinte.

O pleito deste ano elegerá presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais. O coordenador de sistemas explica que os dados de todos os candidatos e eleitores, de acordo com a seção eleitoral, são armazenados por meio de um cartão de memória e inseridos na urna. Em seguida os técnicos iniciam a configuração do sistema e após os testes, a urna é lacrada, embalada e armazenada nos caminhões de distribuição.

O lacre das urnas eletrônicas é fabricado pela Casa da Moeda.Caso ocorra segundo turno, conforme o TRE-MT, o mesmo procedimento de preparação das urnas eletrônicas será realizado e deverá ocorrer entre 13 e 18 de outubro.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO