POLÍTICA

Mais de 3,8 mil policiais militares vão garantir a segurança nas Eleições 2008

Nas eleições municipais deste ano, um total de 3.880 policiais militares vão trabalhar para garantir a tranqüilidade do pleito eleitoral em todo Estado. Se necessário, o número ainda poderá ser ampliado com emprego dos policiais que integram o Batalhão de Operações Especiais e os grupos de Força Tática. Na manhã desta quinta-feira (18.09), o planejamento de trabalho para as eleições foi apresentado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito de Campos Filho, ao desembargador Leônidas Duarte, presidente do Tribunal Regional do Trabalho e ao corregedor do órgão, desembargador Manoel Ornellas.

“Trabalhamos de maneira afinada para garantir uma estratégia executável. Para isso, a PM realizou visitas a juízes eleitorais em distintos municípios para tomar conhecimento das necessidades de cada um deles e poder trabalhar de acordo com as necessidades reais”, afirmou o comandante durante a explanação.

Em Mato Grosso, existem 1.571 locais de votação e a Polícia Militar estará presente em todos eles, sem que o trabalho preventivo e ostensivo ordinário seja prejudicado. Para a execução dessa estratégia, em acordo com os policiais, foram suspensas durante o período eleitoral as férias individuas e o gozo de licenças prêmio por tempo de serviço.

REGIONAIS – Na área do Comando Regional I, emCuiabá, serão empregados 834 policiais e mais 66 viaturas (entre carros e motos). De acordo com o TRE/MT, serão 235 locais de votação para um total de 397.882 eleitores. No Comando Regional II (Várzea Grande) serão empregados ainda 471 policiais para o trabalho em 220 locais de votação. O total de 66 viaturas serão empregadas para o policiamento. Nessa região estão cadastrados 231.300 mil eleitores.

Na região Norte, o Comando Regional III (Sinop), vai empregar 543 policiais e 77 viaturas para o monitoramento das cidades subordinadas ao CR e dos 273 pontos de votação. Nessa região estão cadastrados 39.551 mil votantes.

O Sul do Estado, cuja segurança é atribuição do Comando Regional IV (Rondonópolis) terá um total de 558 policiais trabalhando entre o policiamento ordinário e específico para o pleito. Nessa região são 208 pontos de votação, sendo 165 em áreas urbanas e outros 43 em áreas rurais, com 302.446 mil eleitores.

Em Barra do Garças, Comando Regional V, o efetivo será de 467 homens. Serão 192.795 mil eleitores que irão exercer o direito de voto em 158 locais de votação em 101 pontos urbanos e outros 57 localizados em áreas rurais.

A Oeste do Estado, Comando Regional de Cáceres (CRVI) serão empregados 496 policiais para o monitoramento de vias e de 212 locais de votação. O atendimento será realizado ainda por 54 viaturas e a região conta com 199.578 mil votantes.

Na área do Comando Regional VII (Tangará da Serra), são 178.758 mil eleitores que irão votar em 147 locais, distribuídos em 113 urbanos e 34 rurais. O total de 307 policiais irá atuar naquela região, com emprego ainda de 29 viaturas. Na área de Juína (CRVIII), que concentra uma grande extensão territorial, serão empregados nas ações 214 policiais e 24 viaturas. Nessa região existem 105 locais de votação, sendo 36 em área urbana e 69 em zona rural. Um total de 78.830 mil eleitores estão cadastrados naquela região. “Vamos encaminhar reforços, como nesse caso, onde o efetivo é pequeno”, informou o coronel Campos Filho.

GRANDE CUIABÁ – No dia da eleição, o comandante e titulares de batalhões estarão visitando locais de votação espalhados em Cuiabá e Várzea Grande. Nos municípios do interior do Estado todo o trabalho da Polícia Militar será acompanhado por oficiais.

Em áreas consideradas críticas, onde já existe o registro de situações tensas e crimes políticos, o trabalho será intensificado, especialmente na área do Comando Regional de Juína. Ciente de cada uma dessas situações, das particularidades existentes, serão realizadas ações específicas com as tropas especiais para varreduras visando à garantia do sucesso e tranqüilidade do processo eleitoral.

“Cada um dos eleitores, cada um de nós, temos a ciência de que os tempos são outros, temos a percepção de que as coisas estão caminhando. Todos estamos sonhando e quando todos sonham juntos temos o início de uma nova realidade. A transformação abre por dentro. A história política de nosso Estado vem mudando. Não sou ingênuo de achar que estamos vivenciando às eleições dos sonhos, mas estamos dando firmes passos nesse sentido”. A declaração é do presidente do TRE, desembargador Leônidas Duarte Monteiro. Ele teceu ainda elogios ao planejamento de trabalho apresentando, considerando o trabalho exeqüível. “De nada adiantaria um plano lindo, sem que pudesse ser executado. Este está de acordo com a nossa realidade”.

O presidente fez questão de ressaltar, durante a apresentação, a importância da escolha dos governantes. “Ou saímos vencedores ou todos estaremos desmoralizados. Saio daqui com a alma em festa, com a certeza do trabalho sério e voltado para o coletivo”, finalizou.

BOM EXEMPLO – Durante a apresentação, a PM apresentou a cópia do manual do policial que será entregue para cada um dos Comandos Regionais e Comandos de Policiamento de Área. Além deste material (que já se encontra disponível no site www.pm.mt.gov.br), cada policial irá receber uma cartilha contendo informações sobre a legislação eleitoral nas próximas semanas.

O trabalho realizado pela Assessoria de Planejamento Operacional, Estatística e Gestão (Apoeg) – recebeu inúmeros elogios do corregedor do TRE/MT, desembargador Manoel Ornellas. Graças ao desempenho obtido, a cartilha e o manual serão encaminhados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conhecimento e, possível, distribuição para outros Estados.

Secon

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo