Nadir Sabino, 46 anos de idade, e Alison Vinicius, 21 anos, foram os campeões na categoria feminina e masculina, respectivamente, da 1ª Corrida Rosa realizada domingo (22) em Rondonópolis. A atleta de Cuiabá cumpriu o trajeto de 7,5 km em 29min42seg e o esportista de Jaciara chegou na linha de chegada com o tempo de 23min34seg.
Cerca de 250 pessoas, entre atletas e desportistas, de Rondonópolis e municípios vizinhos percorreram as principais ruas da região central da cidade. A largada e a chegada da corrida foram no ponto turístico Casario e o percurso desenvolvido na Rua Dom Wunibaldo, Dom Pedro II, Frei Servácio, Avenida Fernando Correa da Costa, Avenida Presidente Médici e Rua Rosa Bororo.
Os cinco primeiros colocados nas categorias gerais feminina e masculina receberam premiação em dinheiro e os três primeiros colocados por categoria idade ganharam troféu. Ao final da competição foi realizado sorteio de vários presentes para todos os participantes da 1ª Corrida Rosa.
Para a campeã Nadir Sabino a corrida foi muito bem realizada e a premiação em dinheiro mostra a valorização do atleta. “Há 35 anos eu corro por amor e prazer, mas também por trabalho. Eu vivo disso. Então é importante que as corridas de rua tenham boas premiações, de preferência em dinheiro, porque os atletas tem que pagar contas.”
O vencedor Alison Vinicius também elogiou o valor da premiação aos ganhadores da competição. “É uma motivação a mais para quem se dedica ao esporte. Essa corrida foi muito bem organizada e o clima ajudou muito.” Os participantes da corrida foram agraciados com um clima diferente, sem sol nem muito calor.
Dos atletas de Rondonópolis, Andrea Cabral, 37 anos, e Antônio Marcos Baiano, 30 anos, foram os vencedores. Eles cumpriram a prova em 29min54seg e 24min20 respectivamente. Ela ficou em segundo lugar no feminino e ele em terceiro lugar no masculino.
Ambos elogiaram a realização da prova e a importância de eventos como essa para o município. “Amo correr. É o melhor remédio para a minha saúde. É um grande incentivo para minha vida”, destaca Andreia. “A corrida me proporciona muito bem estar e prazer. Gosto muito de correr”, ressalta Antônio.
Para o organizador da prova, Ney Souza, Educador Físico, especialista em Fisiologia do Exercício e mestrando em Metabolismo, foi desafiador reunir os amantes da corrida de rua. “Esse só foi o começo de um grande projeto que é o circuito de corrida. Estou me empenhando para transformar Rondonópolis numa cidade conhecida por ter muitos praticantes de corrida de rua. A Corrida Rosa já é um sonho realizado. Muitas outras virão.”
Superação – A 1ª Corrida Rosa teve participação do atleta paraolímpico Allender dos Anjos, 33 anos, nono colocado na classificação geral masculino e segundo na categoria 30 a 39 anos. A deficiência na perna esquerda e a prótese no olho esquerdo não o impedem de praticar o que mais gosta de fazer: correr. “Já joguei futebol e hoje sou corredor de rua. Já fui campeão cinco vezes consecutivas da Corrida de Reis.”Allender conseguiu índice para participar dos Jogos Paralímpicos de 2016. Mas devido a um câncer não poderá disputar. “Estou voltando a treinar agora. Mas graças ao esporte, à minha resistência física, consegui vencer mais essa batalha que foi o câncer.”
A 1ª Corrida Rosa foi realizada pela Vitallity Assessoria Esportiva e teve apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Trânsito, da Polícia Militar e de várias empresas privadas sediadas em Rondonópolis.