GERAL

Morre o deputado Clodovil Hernandes

O deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), 71 anos, morreu às 18h45 de hoje (17), com uma parada cardíaca. A informação é do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, onde Clodovil estava internado desde a última segunda-feira (16) quando teve um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

A morte cerebral do deputado foi confirmada pela equipe médica, hoje às 16h, mas estava ele sendo mantido vivo por meio de equipamentos para permitir a retirada de órgãos para doação e a parada cardíada ocorreu justamente quando ele estava sendo preparado para o procedimento.

O diretor do hospital, Cícero Henrique Dantas Neto, disse que desde o início da manhã o deputado começou a apresentar sinais de morte cerebral.

“Não sabemos a hora exata, foram realizados três tipos exames para confirmar a morte, sendo que o último foi feito às 15h45. Nós tomamos todas as medidas necessárias para que houvesse a recuperação de Clodovil”, explica.

Ontem (16), depois do AVC, Clodovil foi levado para o hospital Santa Lúcia pela equipe médica da Câmara dos Deputados em estado grave.

Segundo Cícero Neto, ele foi entubado e teve os sinais vitais retomados. “Ele chegou ao hospital inconsciente. Foi submetido a uma tomografia que mostrou um intenso e volumoso hematoma intracraniano. Um cateter foi implantado para drenagem do hematoma, mas infelizmente não houve evolução satisfatória”, informou.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital o corpo de Clodovil seguirá para capital paulista, onde será velado na Assembléia Legislativa do Estado, amanhã (18) às 8h30. O enterro será no Cemitério do Morumbi, mas o horário ainda não está definido.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do deputado manifestando solidariedade aos seus parentes, amigos e correligionários.

O texto diz que Clodovil "ficou conhecido pela maneira direta de se expressar e pelas idéias polêmicas que defendeu" e lembra que mesmo tendo entrado "tardiamente na vida política provou que tinha muitos adeptos, uma vez que foi terceiro deputado federal mais votado no Estado de São Paulo".

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo