Maior incidência de pressão alta é detectada entre servidores da Secretaria Finanças

A maior incidência de servidores públicos com pressão alta, identificada durante a ação desenvolvida pelo Programa de Saúde do Trabalhador na tarde desta quarta-feira (20), foi na Secretaria de Finanças de Rondonópolis. Dentre as equipes atendidas no rastreamento de pressão arterial realizado pela Secretaria de Administração, os profissionais que atuam nos setores de contabilidade e tesouraria do município foram os que mais apresentaram alteração.
O número significativo de funcionários com pressão alta chamou a atenção dos técnicos da rede de farmácia parceira e da psicóloga Daniela Piato antes mesmo da conclusão dos trabalhos e o relatório final de atendimentos. O número de servidores com pressão alta daquela Pasta superou os casos identificados em todas as demais secretarias que funcionam na sede da prefeitura.
Elton Ferreira de Oliveira – técnico em contabilidade que atua na tesouraria do município – atribui o resultado ao volume de trabalho e o nível de responsabilidade da equipe. “O setor financeiro sempre foi estressante. Trabalhamos num ritmo acelerado e convivemos com este estresse diário”, comenta.
Daniela Piato explica que os funcionários com pressão alterada foram orientados a acompanhar essa situação com a aferição diária. As pessoas que mantiverem esse quadro devem ser encaminhadas para consulta com médico cardiologista num prazo de uma semana.
Acuidade visual
Adnan Zagatto – secretário de Administração – anuncia mais uma ação em prol da saúde do trabalhador que vai acontecer na sexta-feira (22), no período das 13 às 17 horas. Desta vez o gestor firmou parceria com uma ótica da cidade para realizar teste de acuidade visual nos servidores. Um profissional optometrista vai realizar o teste de visão nos trabalhadores, tanto naqueles que desconhecem qualquer problema quanto naqueles com algum grau de deficiência que já usam óculos.
O teste de visão vai ser realizado no Departamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas – RH. “Nosso objetivo nesta ação é conscientizar os servidores sobre a necessidade de adotar medidas de prevenção para evitar problemas com a visão”, explica o secretário.