POLÍTICA

Metade dos deputados com base em Rondonópolis decide por mudança de partido

Terminada a janela partidária, que vale para parlamentares em último ano de mandado, um levantamento feito pela Folha Regional, mostra que metade dos deputados estaduais que tem base eleitoral em Rondonópolis decidiram mudar de partido.
Dos quatro deputados que representam a região, dois optaram para mudar de sigla. 
O primeiro que mudou de partido foi o deputado estadual Claudinei Lopes, o Delegado Claudinei, que deixou o União Brasil, partido resultado de uma fusão entre o DEM e o PSL e migrou para o PL.
A saída de Claudinei da sigla em que estava orginalmente filiado foi pura e exclusivamente por razões ideológicas. O parlamentar forte opositor ao governador Mauro Mendes na Assembleia, não gostaria de estar no mesmo partido do mandatário de Mato Grosso. 
Desta forma, o parlamentar entendeu ser o melhor caminho, o PL. Um dos motivos para ir para a legenda é também pelo fato de que ele também queria estar um partido da base do presidente Jair Bolsonaro e desta forma, nada mais justo do que ir para o mesmo partido do presidente. 
Outro parlamentar com base em Rondonópolis que decidiu seguir outro destino partidário, diferente do que estava no momento em que venceu o processo eleitoral de 2018, é o veterano Sebastião Machado Rezende, que deixou o PSC e migrou para o União Brasil.
Sebastião tentou até ficar no PSC, mas viu que a sigla não conseguiu montar uma chapa competitiva para o processo eleitoral deste ano e , desta forma, preferiu aderir à sigla do governador Mauro Mendes. 
Também pesou para a mudança, a proximidade de Rezende com o governador. O deputado é considerado um dos apoiadores com maior grau de fidelidade a Mauro. 
Tanto é verdade que Sebastião dificilmente vota contra uma pauta governista. 
Por outro lado, os deputados Thiago Silva e Ondanir Bortolini, o Nininho, que são os outros dois representantes de Rondonópolis na Assembleia Legislativa, optaram em não mudar de partido.
Thiago fica no MDB, que promete chapa forte para a disputa com nomes como o da deputada Janaína Riva, Dr, João e o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Juca do Guaraná.
Nininho resolveu permanecer no PSD. O partido recebeu os reforços do deputado Wilson Santos e Dr Jimenez, para a disputa.

Da Redação – Lucas Perrone

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo