Maggi se irrita com gastos e rejeição de contas de Yuri
Apesar do frio, hoje é dia de lavagem de “roupa suja” no Palácio Paiaguás. Todos os secretários-adjuntos foram intimados pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, para uma reunião com início às 14 horas. A reunião é vista como sendo “decisiva” para muitos auxiliares diretos do governador. Entre eles, o secretário Yuri Bastos Jorge, de Desenvolvimento do Turismo, que teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas. Os adjuntos são apontados como responsáveis pela condução das secretarias.
Na lavagem de roupa suja, o assunto principal serão os gastos. O governador, segundo fontes do Palácio Paiaguás, ficou irritado ao tomar conhecimentos que seus assessores estão extrapolando nos gastos. “O governador, desde o final do ano passado exigiu de todos o aperto do cinto, controle rigoroso. E isso não está acontecendo”, disse um assessor especial da Casa Civil. “Pode haver demissões e mudanças de secretários” – completou.
Durante a manhã, a costumeira tranqüilidade palaciana de sexta-feira deu lugar a uma intensa correria e uma certa tensão. “Os secretários estão sem seus gabinetes, fechados, separando as roupas que serão levadas para a lavagem” – brincou um funcionário, diante da preocupação de secretários e seus principais assessores com a convocação que foi feita pelo secretário-chefe da Casa Civil, que não acompanhou, como costuma fazer, o governador na viagem ao interior.
O governador Blairo Maggi participa de inauguração de obras no interior do Estado. Maggi levou para Feliz Natal, no Norte, apenas os secretários Vilceu Marcheti, de Infraestrutura. Baiano Filho, de Esportes e Lazer; e José Aparecido dos Santos, de Projetos Estratégicos.
Na reunião, segundo adiantou essa fonte, Eumar Novacki vai avisar a todos que “acabou a brincadeira com o gasto público” e que “a economia é necessária”. Aqueles que quem não estiverem contente deverá pedir demissão imediatamente do cargo, abrindo mão para quem quer trabalhar seguindo as exigências do governador. Ou seja: ou se enquadra ou deixa a equipe de Governo.
O governador Blairo Maggi tem se mostrado irritado com os gastos. Um exemplo da revolta foi nesta semana quando chamou em seu gabinete o secretário de Turismo e coordenador do Comitê Pró-Copa Yuri Bastos Jorge para explicar o excesso de gastos que fez na pasta e que inclusive foi tema do Tribunal de Contas do Estado, que rejeitou as contas do Turismo. Segundo pessoas ligadas do governador, o deslize de Yuri Bastos pode lhe custar muito caro. Ele era cotado para ser o presidente da Agência da Copa de 2014. Já é carta fora do baralho e corre até o risco de não fazer parte do Comitê. “O governador exige transparência, honestidade e seriedade com o gasto público” – disse um assessor.
24 Horas News