O ex-governador de Mato Grosso e candidato ao senado, Blairo Maggi (PR) esteve em Rondonópolis nessa segunda-feira (14/06) cumprindo a um cronograma de visitas e discussões a cerca de sua candidatura que fará em 14 municípios do interior do Estado no decorrer desta semana.
No início de sua agenda, Blairo Maggi esteve reunido com empresários de Rondonópolis, em um café da manha, na sede da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Rondonópolis (Acir), e aproveitou para fazer uma avaliação de sua atuação como governador de Mato Grosso, além de ouvir a sociedade sobre as principais necessidades do Estado.
Durante sua apresentação Maggi destacou o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), de Mato Grosso durante os dois anos que passou a frente do Estado. Falou de sua preocupação com Rondonópolis, ressaltando os investimentos em estrutura realizados pelo Estado desde que assumiu em 2003 e da necessidade do município ter mais representatividade política, principalmente, na bancada federal. Comentou sobre importância dos senadores se preocuparem com a sociedade em geral e não apenas com questões partidárias. E externou seu apoio a candidatura da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT). “Eu particularmente vou apoiar a candidatura da Dilma, acho importante para Mato Grosso a continuidade do governo Lula”, respaldou.
Após seu discurso o ex-governador recebeu questionamentos do empresariado e respondeu também à críticas, principalmente em torno da carga tributária e do relacionamento entre empresários e Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz). Para o pré-candidato, a tão falada reforma tributária jamais irá acontecer caso os estados não tenham garantido a receita mínima para se manterem funcionando. E que as alternativas seriam a equalização do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), a substituição de alguns impostos e a eliminação de empecilhos para tornar a gestão dos tributos mais eficiente. “Em dois mandatos como governador eu participei de muitas reuniões sobre a reforma tributária, mas diferente do que pensa a sociedade, uma reforma tributária não vai diminuir a carga tributária”, falou.
O assunto da chegada dos trilhos da Ferronorte também permeou o encontro e segundo Maggi, trata-se de uma grande oportunidade para o município. “Essa é a oportunidade que Rondonópolis tem de se tornar pólo industrial e agroindustrial do Estado. É necessário um movimento de consolidação”, pontuou. Questionado sobre quem seria seu possível suplente em sua disputa pelo Senado, o pré-candidato da coligação PR/PMDB e PT frisou que ainda não há nenhuma decisão. “Por enquanto não tem e as duas vagas estão em aberto. Houve a indicação do Cidinho (ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios), mas de fato ainda não tem ninguém. Não é esconder o jogo, não tem mesmo”, declarou.
Durante a tarde Blairo Maggi fez visitas nos bairros Monte Líbano, Jardim Tropical, Ebenézer, Jardim Liberdade, Cidade de Deus e Parque Universitário.
No final da tarde Blairo esteve reunido com as lideranças comunitárias, no Oratorio Filhos de D.Bosco, no Parque Universitário.
À noite recebeu homenagem da Assembleia Legislativa, no auditório da Construtora Sallas, na Vila Aurora.
A agenda de Blairo continuará durante toda a semana com visitas a diversas cidades da região sul mato-grossense.
Da redação, com informações da Assessoria de Imprensa (Cinthia Braga)